domingo, 11 de dezembro de 2011

Simulado prova do 3ºano manhã


Governo do Estado da Paraíba - SEC
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio LILIOSA DE PAIVA LEITE
SIMULADO DE AVALIAÇÃO GERAL DO 4º BIMESTRE 07/12/2011. 3ª SÉRIE
PORTUGUÊS/MATEMÁTICA/BIOLOGIA/QUÍMICA/FÍSICA/HISTÓRIA/GEOGRAFIA/INGLÊS



Português

1. Sobre um texto dissertativo-argumentativo é INCORRETO afirmar:
a)     Deve ser organizado e conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
b)     Dever conter uma tese defendida com argumentos.
c)     Não é necessário título nem adaptação ao tema proposto.
d)     Não se deve expor opiniões pessoais, nem temas relacionados à orientação política ou religiosa.
e)     Não se deve escrever no espaço fora das linhas dadas para a dissertação, como por exemplo nas bordas da página.

2. São autores da 2ª fase modernista:
a)     Álvares de Azevedo e José de Alencar
b)     Graciliano Ramos e José Lins do Rêgo
c)     Olavo Bilac e Raimundo Corrêa
d)     Castro Alves e Alphonsus de Guimarães
e)     Mário de Andrade e Manuel Bandeira.

3. Na oração “O juiz considerou os recibos e as escrituras falsos” o adjetivo falsos está concordando nominalmente com:
a)     tanto o substantivo recibos quanto o substantivo escrituras.
b)     Apenas com o substantivo recibos
c)     Apenas com o substantivo escrituras.
d)     A oração não está em concordância
e)     N.D.A

4. São obras da 2º fase modernista:
a)     Iracema, O guarani e Ubirajara.
b)     São Bernardo, Vidas secas e Fogo morto.
c)     Noite na Taverna e Espumas Flutuantes.
d)     Dom Casmuro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.
e)     Marília de Dirceu e Cartas Chilenas.

5.Assinale a alternativa em que há erro de concordância nominal:
a)     Os estudos e as propostas dos estrangeiros foram totalmente inadequados.
b)     O Brasil ainda há de devolver a verba que pediu emprestada.
c)     O autor não considera oportuno os comentários negativos.
d)     Gostaria de incerrar essa discussão tola sobre o complexo de inferioridade dos brasileiros
e)     As mulheres e homens brasileiros não são piores nem melhores que os homens e mulheres estrangeiros.


Matemática

06. (EM-RJ) Dividindo-se (2x3 – x2 mx + 8) em que m € R, por (x + 2) obtém-se o resto igual a (-6). Qual o polinômio que representa o quociente de divisão de (4x3 – 7x + 3) por (2x – m)?
a) -2x2 + x + 1
b) 2x2 + 2x + 1
c­ -2x2 + x – 1
d) x2 + 3x + 1
e) 2x2 - 3x + 1

07. (Fuvest-SP) O polinômio x4 + x2 – 2x + 6 admite 1 + i como raiz em que i2 = -1. O numero de raízes reais deste polinômio é:
a) 0         b) 1         c) 2         d) 3         e) 4

08. (Dig.-Ass. Leg.-SP) O resto da divisão de 4x9 + 7x8 + 4x3 + 3 por x + 1 vale:
a) 0         b) 1         c) 2         d) 3         e) 100

09. (EPCAR-MG) O resto da divisão do polinômio p(x) = x4 – 2x3 + 2x2 – x + 1 é um numero:
a) impar menor que 5
b) par menor que 6
c) primo maior que 5
d) primo menor que 7
e) primo igual a 100

10. (TAC-SP) Se x € {-2; -1; 0; 1; 2}, a expressão  (x – 2) (x – 1) x(x + 1) (x + 2) assume:
a) 5 valores diferentes
b) 4 valores diferentes
c) 3 valores diferentes
d) 2 valores diferentes
e) um único valor 


Biologia

11. (MED. SANTOS) A "água-viva", por exemplo, do gênero Aurelia, dentro da sistemática zoológica se relaciona mais intimamente:
a) às esponjas-do-mar(Demospongiae);
b) às anêmonas-do-mar (Anthozoa);
c) aos equinodermas (Echinodermata); (Bryozoa);
d) aos briozóarios (Bryozoa);
e) aos moluscos (Mollusca).

12. (MED. TAUBATÉ) Coanócitos são:
a) células características dos cnidários;
b) células características dos espongiários (poríferos);
c) formas jovens dos poríferos;
d) células reprodutivas;
e) o mesmo que cnidoblastos.

13. (PUC) Responda ao teste a seguir, de acordo com o código:
a) Se todas estão corretas.
b) Se apenas I e III estão corretas.
c) Se apenas I e II estão corretas.
d) Se apenas I e IV estão corretas.
e) Se todas estão erradas. 

I.   A alta capacidade de regeneração das esponjas, mostra pequena interdependência e diferenciação de suas células.

II.  As esponjas são diblásticas, porque possuem apenas dois folhetos embrionários.

III. As esponjas de banho podem ter esqueleto orgânico.

14. (MED. TAUBATÉ) Invertebrados fixos, diploblásticos, sem órgãos, com digestão exclusivamente intracelular, com larva ciliada livre-natante. Trata-se de:
a) Protozoários
b) Equinodermas
c) Espongiarios
d) cnidarios
e) nematelmintos

15. (UNISA) Espongiários são animais:
a) exclusivamente marinhos;
b) pseudocelomados;
c) diblásticos;
d) triblásticos;
e) com metagênese.


Química
16. O Gás natural é usado como combustível para automóveis, e a fração mais leve resultante do refino do Petróleo. Esse Gás é constituído principalmente de Metano CH4, cuja combustão completa ocorre conforme a equação.

 CH4    +  2O2 ------- CO2  +  2H2O

De acordo com essa equação, se 8g de metano reagir com oxigênio, à quantidade de Gás carbônico (CO2 ), liberada na atmosfera será de:
a)  44g   b) 11g       c)22g             d) 8g                e)NDR


17. Considerando a combustão completa do Metano em um motor de carro, é correto afirmar:
a) O oxigênio é o Reagente Limitante
b) O metano é o Reagente Limitante
c) O Dióxido de Carbono é o Reagente Limitante
d) O Metano é o Reagente em excesso
e) O Oxigênio determina o rendimento da Reação.

18. A queima incompleta de combustíveis, que se verifica em atmosferas pobre em Oxigênio, leva a formação de contaminantes ambientais, No Caso da combustão incompleta de Metano, as Reações que podem ocorrer são representadas pelas equações não balanceadas I e II a seguir.

( I ) CH4 (g )   + O2(g)     _____ CO2 (g)    + H2O(v)
(II  )CH4(g)  + 02(g)   _____ CO2 (g)    + H2O(v)

Para Balancear as equações I e II as sequências corretas dos coeficientes estequiométricos são respectivamente:


a) (1:2,:2.1) e (1:2,2.1)
b) (1:2,1.2) e (1:2,1.2)
c) (2:3,2.4) e (1:1,1.2)
d) (1:3/2, ½.1) e (1/2:1, ½.2)
e) (1/2:1/2,3/2.1) e (1:1/2,1.1)

19. As Substâncias comercialmente conhecidas como Soda cáustica (I), água Sanitária (II) e Barrilha III são utilizadas como produtos de limpezas e na fabricação de papel. A nomenclatura correta para essas substâncias Respectivamente:
  a) Carbonato de Sódio, Hipoclorito de Sódio, e Hidróxido de Sódio
  b) Hipoclorito de sódio, Carbonato de Sódio, e Hidróxido de sódio
  c) Hidróxido de sódio, Hipoclorito de sódio e Carbonato de sódio
  d) Hidróxido de sódio, carbonato de sódio e hipoclorito de sódio
  e) Hipoclorito de sódio, Hidróxido de sódio Carbonato de sódio

20. Na reação a seguir:

 Al 2 (SO4) 3   _____ AL  + SO4   não balanceada

Qual será a massa de alumínio no Produto depois de Balanceada.

a) 37g    b) 44g    c) 54g      d)84g            e)NDR


Física

21.(Vunesp-SP) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
a) Primeira Lei de Newton.
b) Lei de Snell.
c) Lei de Ampère.
d) Lei de Ohm.
e) Primeira Lei de Kepler.

22. Os efeitos do aquecimento global no Oceano Ártico, no Pólo Norte, podem ser irreversíveis, afirma pesquisa divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. As mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos reduziram parte da camada de gelo que cobre o Ártico, aumentaram a duração dos dias, alteraram o desenvolvimento de organismos como algas e larvas e criaram novos hábitats. Os pólos são os primeiros locais do planeta a serem atingidos pelos efeitos das mudanças climáticas globais.
Um bloco de gelo recebe uma grande quantidade de calor, realizando uma mudança do estado sólido para o estado líquido. Pode-se observar, durante este fenômeno, que a temperatura do gelo:
a)     aumenta gradativamente independentemente de sua massa.
b)     diminui gradativamente independentemente de sua massa.
c)     permanece constante independentemente de sua massa.
d)     varia inversamente com sua massa.
e)     N.R.A
 
23. Sabemos que as dimensões de um corpo se alteram, quando também alteramos sua temperatura. Salvo algumas exceções, todos os corpos, quer sejam sólidos, líquidos ou gasosos, dilatam-se quando sua temperatura aumenta. Na tira que segue, temos uma possibilidade de solução para o problema apresentado: Após a leitura das imagens, é correto afirmar:
a) Não é possível solucionar o problema, de acordo com o que está sendo observado na tira.
b) Aquecendo-se a tampa de uma garrafa, todo o conjunto (garrafa e tampa) dilata-se igualmente, o que facilita a retirada da mesma.
c) Aquecendo-se a tampa de uma garrafa, ela se dilata, a garrafa se contrai, e, assim, a mesma pode ser retirada com facilidade.
d) Aquecendo-se a tampa de uma garrafa, o líquido interno se contrai, aumentando a quantidade de ar dentro da garrafa, e,assim, a mesma pode ser retirada com facilidade.
e) Aquecendo-se a tampa de uma garrafa, apenas ela se dilata (ogargalo da garrafa é pouco aquecido) e, assim, a mesma pode ser retirada com facilidade.


24. Durante a aula o professor tecia considerações sobre a reflexão, a absorção, a reemissão e a transmissão da luz que incidisse numa superfície. Patrícia, que ouvia atentamente a explanação, fez a seguinte pergunta: “O que ocorreria se o fenômeno da reflexão deixasse de existir?” O professor, aproveitando o ensejo, estendeu a pergunta para a classe e as respostas foram anotadas na lousa:

I. Os espelhos não mais funcionariam.
II. Não poderíamos ver mais as flores nem a vegetação.
III. A Lua nunca mais poderia ser vista.
IV. Só os corpos luminosos poderiam ser vistos.
Com relação às respostas, podemos dizer que:

a) Apenas I é correta.
b) Todas são corretas.
c) Todas são incorretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) Apenas IV é correta.

25. Na preparação da madeira em uma indústria de móveis, utiliza-se uma lixadeira constituída de quatro grupos de polias, como ilustra o esquema ao lado. Em cada grupo, duas polias de tamanhos diferentes são interligadas por uma correia provida de lixa. Uma prancha de madeira é empurrada pelas polias, no sentido A → B (como indicado no esquema), ao mesmo tempo em que um sistema é acionado para frear seu movimento, de modo que a velocidade da prancha seja inferior a da lixa. O equipamento acima descrito funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:


a)  1 e 2 no sentido horário; 3 e 4 no sentido anti-horário.
b)  1 e 3 no sentido horário; 2 e 4 no sentido anti-horário
c)  1 e 2 no sentido anti-horário; 3 e 4 no sentido horário.
d)  1 e 4 no sentido horário; 2 e 3 no sentido anti-horário.
e)  1, 2, 3 e 4 no sentido anti-horário
 



História
26. A partir do governo Sarney, foram adotados vários planos econômicos que tentaram controlar o aumento da inflação no Brasil: (1,0)
A alternativa que apresenta o Plano econômico adotado no Brasil, após 1985 foi:
a) Plano Cruzado.
b) Plano de Ação Econômica (PAEG).
c) Plano de Metas.
d) Plano Salte.
e) Plano Verão

27. Das Alternativas abaixo não correspondem ao texto da constituição promulgada no ano de 1988 no Brasil.
a) O reconhecimento dos direitos das minorias.
b) O racismo foi tratado forma menos rigorosa e sem a devida atenção.
c) Demonstrou claramente uma preocupação com o meio ambiente.
d) Apresentou avanços significativos nas relações trabalhistas no sentido do trabalhador.

28. Sobre O Plano Real, assinale a alternativa correta.
a) Foi implantado no governo de Fernando Collor de Melo.
b) Foi obra do então presidente Fernando Henrique Cardoso.
c) Iniciou-se no governo de Itamar Franco.
d) Diminuiu a inflação e aumentou a quantidade de empregos.

29. O governo FHC ficou marcado por varias ações, qual das alternativas podemos marcar como verdadeira:
a) um forte nacionalismo e rompimento com o FMI
b) uma política internacional independente
c) um ritmo forte de privatizações d estatais
d) não teve problemas com denuncias de corrupção
e) não apoiou a proposta de reeleição no Brasil

30. No governo Lula o Brasil apresentou mudanças políticas públicas marcantes, nas quais podemos destacar:
a) apoio a políticas afirmativas em favor de negros e outras minorias
b) apoio a homofobia e combate ao homossexualismo
c) desencorajou a reforma agrária e algumas lutas sociais
d) teve problemas na economia e no desemprego por falta de uma política monetária
e) esteve livres de problemas de corrupção e abusos por assessores



Geografia

31. O objetivo da perestroika, encabeçada por Mikhail Gorbatchev, foi :
a) melhorar o desempenho da economia, matendo o Estado centralizado.
b) aumentar o poder militar soviético com maiores investimentos.
c) introduzir na economia soviética a concorrência e o lucro, banidos pela revolução socialista.
d) aumentar o poder econômico.


32. A bipolarização do mundo, ocorrida após a segunda Guerra Mundial, deve ser entendida como:
a) uma disputa pela liderança do mundo entre os países vencedores (França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Itália) e os países vencidos, liderado pela     União Soviética.
b) aparecimento do capitalismo e do socialismo.
c) disputa entre os Estados Unidos, representando o capitalismo, e a União Soviética, representando o socialismo, pela liderança do mundo.
d) confronto entre as potências do pró-Guerra, os Estados Unidos e União Soviética, e os países pobres do mundo.


33. (UF -Uberlândia) Na questão abaixo, marque:
a) se apenas a alternativa I for correta.
b) se as alternativas I e II forem corretas.
c) se as alternativas I e III forem corretas.
d) se as alternativas II e III forem corretas.
e) se todas as alternativas forem corretas.

Quanto às atividades econômicas brasileiras, pode-se afirmar que:


I – A presença de matérias-primas e de recursos energéticos são dois              importantes fatores de localização industrial que se aliam também aos incentivos fiscais concedidos por Estados e municípios.

II- Os sistemas ferroviário, muito desenvolvidos e incentivados como transportes de carga pesada, reduzem consideravelmente o consumo de         derivados do petróleo.

III – A importação do petróleo, de alto valor comercial, e a exportação de          produtos primários, de baixo valor no mercado internacional, provocaram grandes déficit na balança comercial brasileira.


34. (UCBA) Cerca de 80% da potência instalada em nossas usinas provem de geradores hidráulicos. Para esse total, os rios que oferecem maior contribuição são:
a) Amazonas e São Francisco.
b) Paraguai e Uruguai.
c) Paraná e São Francisco.
d) Tocantins e Tietê.


35. A respeito dos países denominados de “Tigres Asiáticos”, pose-se afirmar que:
a) Desenvolveram-se por meio de iniciativas governamentais que ora se         utilizaram do liberalismo econômico, ora do intervencionismo estatal,
b) Desenvolveram-se com o objetivo de conquista mercados,
c) Desenvolveram-se com a intensa militarização do trabalho,
d) As alternativas a e b estão corretas
e) As três alternativas estão corretas

Inglês

36. Sobre o plural das substantivos em inglês, é correto afirmar:
a) Os substantivos em inglês não vão para o plural;
b) Não existe regras para se fazer o plural dos substantivos em inglês, são todas irregulares;
c) Normalmente se acrescenta um s ao substantivo para se fazer o plural em inglês;
d) Substantivos compostos em inglês não vão para o plural;
e) Substantivos terminados em s não vão para o plural.

37. Para os substantivos terminados em X, o plural é feito:
a) acrescentando um s ao substantivo;
b) acrescentando es ao substantivo;
c) acrescentando ies ao substantivo;
d) acrescentando yes ao substantivo;
e) todas as alternativas etão corretas.

38. A forma correta de plural dos substantivos “wife”, “life” e “ knife” é:
a) wives, lives, knives;
b) wifes, lifes, knifes;
c) wifeses, lifeses, knifeses;
d) wives, liveis, kniveis;
e) wifys, livys, knifys.

39. Sobre o plural dos substantivos compostos é correto afirmar:
a) Apenas o 1º substantivo vai para o plural;
b) Apenas o 2º substantivo vai para o plural;
c) os 2 substantivos vão para o plural;
d) nenhum dos substantivos vai para o plural;
e) nenhuma das alternativas está correta.

40. Sobre os substantivos terminados em y antecedido de vogal é correto afirmar:
a) O plural se faz acrescentando um s;
b) O plural se faz acrescentando um es;
c) O plural se faz trocando o y por i e acrescentando es;
d) Esses substantivos não vão para o plural;
e) Nenhuma das alternativas está correta.


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