domingo, 8 de maio de 2011

A IGREJA COMO MÃE E MESTRA


Comemoramos hoje, com gratidão e alegria, o Dia da Comunhão Anglicana, que é uma celebração pela própria existência do Anglicanismo como um ramo histórico do Anglicanismo. Há toda a riqueza de um legado cultural, todo conteúdo doutrinário e ético, uma maneira madura e equilibrada de ser, uma complementaridade entre a dimensão católica do sentido de pertença a uma história e a uma família universal, os credos, os sacramentos e a liturgia, e a dimensão protestante e evangélica das Sagradas Escrituras, da salvação pela Graça por meio da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, uma paixão missionária que nos levou a 165 países, e estamos começando missões em muitos outros mais. Os problemas institucionais que atingem o governo da instituição mundial ou problemas localizados em um minoria de países, fruto da crise da civilização, são de menor monta diante do tanto de positivo que existe no conteúdo do Anglicanismo, e da necessidade da sua presença como uma alternativa positiva para o confuso e fragmentado quadro religioso brasileiro. Agradeçamos a Deus por sermos parte dessa Igreja, e nos comprometamos com ela, como elementos dinâmicos e facilitadores de soluções e não de agravamento de problemas. A nossa Diocese continua desafiada a conhecer mais e a vivenciar mais o Anglicanismo.
Por outro lado, hoje é, também o Dia das Mães, nossas queridas genitoras a quem somos sempre gratos e a quem devemos sempre honrar. Preferiria que não houvesse, em separado, um Dia das Mães e um Dia dos Pais, mas um Dia da Família, pois não existe Pai sem Mãe, nem Mãe sem Pai, nem Pai e Mãe sem Filhos, e todos somos descendentes dos nossos avós, temos nossos tios e nossos primos. Devemos estar alertas para os desafios da ameaça à família que nos chegam pelas ideologias do mundo e por decisões infelizes e erradas por parte de nossos governantes.
Um pensador do século XX definiu também a Igreja como “Mãe e Mestra de todos os povos”, a igreja como regaço acolhedor afetivo e a igreja como ensinadora e apoiadora para a vida.
Como Anglicanos, celebremos em intercessão a maternidade espiritual da Igreja e a maternidade biológica e afetiva de nossas mães.
Vosso Pai em Deus,
Mogi das Cruzes (SP), 08 de maio de 2011,
Anno Domini.
+Dom Robinson Cavalcanti, ose
Bispo Diocesano

Nenhum comentário:

Postar um comentário