DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE: 2a MÉDIO ANO LETIVO: 20101
TURNO: MANHÃ PROFESSOR: RUI BEZERRA DA SILVA
I – OBJETIVOS GERAIS
- Ampliar o conhecimento que o aluno tem do seu próprio mundo, por meio do estudo do passado da humanidade.
- Demonstrar a dinâmica dos processos históricos.
- Levar o aluno a adquirir uma prática sistemática de pesquisa e de consulta das fontes.
- Desenvolver a capacidade de leitura e de escrita, bem como a capacitação analítica do aluno.
- Estimular discussões em classe sobre o tema estudado.
- Valorizar outras fontes de conhecimento, além da produção escrita.
- Propiciar reflexões sobre conceitos específicos da área: tempo, espaço, cotidiano, cultura, sociedade, civilizações, tecnologia, trabalho, economia, poder e classes sociais.
- Valorizar o trabalho interdisciplinar.
- Desenvolver a argumentação crítica.
- Considerar o aluno como produtor de conhecimento e promover o exercício da cidadania.
II – METODOLOGIA APLICADA
- Aulas expositivas, utilizando materiais disponíveis como: quadro, giz, esquemas, gráficos, tabelas, fotografias, textos e outros materiais didáticos.
- Deveremos também utilizar outras técnicas como demonstrações, dramatizações, experiências práticas, exposição de materiais, estudos de filmes e passeios.
- Atividades extra-classe, através de visitas a museus e outros lugares como: parques, bibliotecas, construções e lugares históricos.
- Pesquisas em mídias de internet, criação e comentários de blogs, vídeos e DVDs.
III – COMPETÊNCIAS
- Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões.
- Domínio das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica).
- Capacidade de compreender os processos de produção e reprodução social em suas múltiplas relações, com a Natureza e no âmbito da Sociedade, nas suas temporalidades.
Capacidade de:
• Operar com conceitos próprios à História Econômico-Social em suas relações com outros domínios da História.
• Distinguir as várias experiências vividas pelas sociedades em termos de sua sobrevivência (produção e reprodução).
• Compreender como as formações sociais se constituem. Com a complexidade de modos de produzir e consumir.
• Identificar, analisar e compreender as várias relações que envolvem o conceito de propriedade, bem como os vários tipos de propriedade vivenciados em diversas sociedades.
• Compreender os processos de produção e reprodução da exclusão social.
• Compreender e distinguir: as várias concepções de Tempo nas experiências históricas da Humanidade, relacionando- as com as noções atuais de Tempo.
• Compreender e distinguir as várias concepções de Trabalho nas experiências históricas da Humanidade, relacionando- as com as noções atuais de Trabalho.
• Relacionar conteúdos aprendidos no Eixo Temático com as suas experiências de vida.
V – CONTEÚDOS/EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS
- Homem como produtor e reprodutor de sua sobrevivência
- A Natureza como Recurso de Sobrevivência
- A Cultura como Recurso de Sobrevivência: a Natureza Culturalizada.
- Sociedades “pré-históricas”; Brasil e Paraíba indígenas; civilizações pré-colombianas; sociedades tribais
africanas;
- Hidráulicas da Antiguidade Oriental (Oriente Médio); a peculiaridade dos hebreus; civilizações pré- colombianas;
- Escravistas antigas: Grécia e Roma;
- Feudais: Europa ocidental medieval;
- Escravistas modernas: Brasil e Paraíba colonial;
- Revolução Industrial: séculos XVIII e XIX (Inglaterra, França e Estados Unidos);
- Revolução Industrial: século XIX e XX: Alemanha, Japão;
- Modernização produtiva (século XIX) e Industrialização no Brasil, no Nordeste e na Paraíba;
- União Soviética, Cuba e China (Revoluções Russa, Chinesa e Cubana);
- Estados Unidos, Europa, Japão; a Globalização no Brasil; a peculiaridade da China (2ª metade do século XX).
- As classes sociais correspondentes a cada modo de produção e consumo: senhores e escravos; senhores e servos; burguesia e proletariado, burguesia e classes trabalhadoras contemporâneas;
- Na América Latina, Brasil e Paraíba: senhores e escravos; senhores e camponeses; burguesia e proletariado; burguesia e classes trabalhadoras contemporâneas;
- As relações de Gênero nos processos produtivos;
- As condições de trabalho e de vida em cada modo de produção e consumo: Inglaterra (séculos XVIII e XIX) e Brasil (séculos XIX e XX);
- As formas de propriedade em cada modo de produção e consumo: comunal, estatal, privada escravista antiga, privada feudal e privada capitalista, socialista; as formas de propriedade no Brasil e na Paraíba; a propriedade agrária colonial e na atualidade, a propriedade capitalista industrial e financeira.
- As culturas indígenas pré-colombianas e as sociedades camponesas;
- As sociedades urbano-industriais: Inglaterra (Revolução Industrial) e Brasil industrial;
- O mundo globalizado;
- A prática e o significado do trabalho nas sociedades pré-colombianas (América, Brasil e Paraíba);
- A mentalidade da cristandade medieval;
- A ética protestante e o capitalismo moderno;
- A representação do trabalho na sociedade globalizada.
V – TEMAS E SUBTEMAS
1o bimestre
1. Homem como produtor e reprodutor de sua sobrevivência
1.1 .A Natureza como Recurso de Sobrevivência
1.2. A Cultura como Recurso de Sobrevivência: a Natureza Culturalizada
2o bimestre
2. Os Diversos Modos de Produção e Consumo
2.1. As sociedades extrativistas
2.2. As sociedades agrárias
2.3 As sociedades urbano-industriais capitalistas
2.4. As sociedades socialistas
2.5. As sociedades financeiro- informacionais da Globalização
2.6. A convivência de modos de produção e consumo diferenciados na atualidade
3o bimestre
3. Relações de Produção e Propriedade
3.1. Divisão social do trabalho
3.2. Divisão sexual do trabalho
3.3. Trabalho, exploração e alienação
3.4. Produção e Propriedade
4o bimestre
4. Produção, Trabalho, Tempo e Representação
4.1 As concepções de tempo:
a) o tempo cíclico da natureza
b) o tempo linear da fábrica
c) o tempo “atemporal” da informação computadorizada
4.2 As concepções de Trabalho (no tempo):
a) o trabalho como sobrevivência e liberdade
b) o trabalho como castigo
c) o trabalho como necessidade
VI – AVALIAÇÃO
Serão feitas através de provas escritas, elaboradas com questões subjetivas e questões objetivas, aplicadas conforme o calendário escolar preestabelecido.
Serão avaliados também pela participação em trabalhos, pesquisas, experiências, assim como interesse, assiduidade e comportamento e ainda pelo desempenho nas atividades diárias.
VII – BIBLIOGRAFIA
ARRUDA, José Jobson. História Total Brasil: Antiguidade e Idade média. Ática. 2005.
CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História. Escala 2005.
FIGUEIRA, Divalte Garcia. História, Novo Ensino Médio. Ática. 2008.
MORAIS, José Geraldo Vinci de. Caminhos das Civilizações. Atual. 2008
NEVES, Joana. História Geral. Saraiva. 2002