quinta-feira, 3 de março de 2011

Plano de Curso de História 2011 1º série


GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA
E. E. E. F. M. LILIOSA DE PAIVA LEITE
PLANO DE CURSO

DISCIPLINA:           HISTÓRIA               SÉRIE: 1a  MÉDIO    -          ANO LETIVO: 2011
TURNO: MANHà               PROFESSOR: RUI BEZERRA DA SILVA


I – OBJETIVOS

-              Ampliar o conhecimento que o aluno tem do seu próprio mundo, por meio do estudo do passado da humanidade.
-              Demonstrar a dinâmica dos processos históricos.
-              Levar o aluno a adquirir uma prática sistemática de pesquisa e de consulta das fontes.
-              Desenvolver a capacidade de leitura e de escrita, bem como a capacitação analítica do aluno.
-              Estimular discussões em classe sobre o tema estudado.
-              Valorizar outras fontes de conhecimento, além da produção escrita.
-              Propiciar reflexões sobre conceitos específicos da área: tempo, espaço, cotidiano, cultura, sociedade, civilizações, tecnologia, trabalho, economia, poder e classes sociais.
-              Valorizar o trabalho interdisciplinar.
-              Desenvolver a argumentação crítica.
-              Considerar o aluno como produtor de conhecimento e promover o exercício da cidadania.

II – METODOLOGIA APLICADA

-                 Aulas expositivas, utilizando materiais disponíveis como: quadro, giz, esquemas, gráficos, tabelas, fotografias, textos e outros materiais didáticos.

-                 Deveremos também utilizar outras técnicas como demonstrações, dramatizações, experiências práticas, exposição de materiais, estudos de filmes e passeios.

-                 Atividades extra-classe, através de visitas a museus e outros lugares como: parques, bibliotecas, construções e lugares históricos.

III – COMPETÊNCIAS

1.     Capacidade de operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do Tempo em suas múltiplas dimensões.
2.     Domínios das linguagens próprias à análise histórica (historiográfica).
3.     Capacidade de inteligibilidade e compreensão do Tempo Histórico a partir das múltiplas interações dos seres humanos com a Natureza, e entre si. Vincular a compreensão da história ao mundo atual.
4.     Capacidade de:
  Operar com conceitos próprios à História Política em suas relações com outros domínios da História.
  Comparar a problemática da Cidadania, Participação Política e Cidadania em diferentes contextos históricos, com ênfase entre experiências passadas e experiências em curso na atualidade.
  Compreender a trama ou tessitura social como conjunto complexo de relações e de relacionar, portanto, vários conceitos entre si.
 Compreender os movimentos políticos em torno da questão étnica e da questão de nacionalidade, estabelecendo um comparativo com formas supranacionais e intranacionais de organização política.
  Interpretar sociedades passadas e atuais cuja configuração política não incorpora(va) o conceito de Cidadania.
 Compreender a não linearidade dos processos históricos e a s possibilidades de perdas de conquistas alcançadas em outras temporalidades.
  Cotejar temporalidades históricas sedimentadas com temporalidades históricas emergentes (o velho e o novo).
 Relacionar os conteúdos aprendidos no Eixo Temático com as suas experiências de vida.

IV – CONTEÚDOS/EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS

  • O homem como ser social e político
  • O homem como intérprete de suas próprias experiências vividas
  • A Cidadania na democracia grega (Atenas) e no Estado romano;
  • As lutas pela liberdade e por direitos civis e políticos: revoluções burguesas (Inglesa, Francesa); lutas anticoloniais:
  • Expressões e manifestações políticas no Brasil e na Paraíba: a cidadania excludente (Império, República Velha, Populismo e Regime Militar); lutas pela liberdade (resistência dos escravos; manifestações camponesas: Cangaço, Messianismo), revoltas); lutas trabalhistas e sindicais (movimento operário:: República Velha, período Vargas e tempos recentes); lutas pela terra (Ligas Camponesas e MST);
  • Formação dos Estados Nacionais Modernos: Inglaterra, França, Portugal e Espanha; o Nacionalismo e liberalismo: lutas nacionais do século XIX: unidades alemã e italiana; o Nacionalismo e nazifascismo: Alemanha, Itália, Japão;
  • Nacionalismo e socialismo real: stalinismo (nacionalismo russo) e crise dos anos 1990 (nacionalismos das ex-repúblicas soviéticas);
  • Brasil e Paraíba: vários momentos da formação nacional e sua expressão nacionalista: Estado nacional pós-independência, período Vargas, regime Militar: os projetos políticos vitoriosos; os projetos alternativos de construção da Nação (movimentos regenciais);
  • Signos nacionalistas em algumas experiências históricas gerais (Estados Unidos, União Soviética, Alemanha nazista); e brasileiras (na monarquia, na 1ª República; no período getulista e na ditadura militar);
  • Sociedades tribais africanas (séculos XIX ao XXI); o Lutas étnicas na Europa e nos Estados Unidos contemporâneos (Ex: os imigrantes na Europa e nos EUA; os confrontos na Europa Central (Irlanda; País Basco);
  • Estados Teocráticos: da Antiguidade Oriental; feudais medievais; Islâmicos (Irã);
  • Estados Absolutistas: França, Inglaterra, Portugal e Espanha;
  • Estados de política neoliberal: Estados Unidos, Inglaterra, França, Japão; o Estado Brasileiro, o neoliberalismo e a perda de direitos.
  • Direitos: Humanos; Direito ao Patrimônio, Direito ao meio ambiente;
  • ONU, Tribunal Penal Internacional;
  • Identidade local x Identidade global na atualidade.

V – TEMAS E SUBTEMAS

1o bimestre
1. O Homem como ser histórico
1.1 O homem como ser social e político
1.2 O homem como intérprete de suas próprias experiências vividas
2. Cidadania, Liberdade e Direitos
2.1 As primeiras configurações de cidadania
2.2 Cidadania, direitos civis e direitos políticos
2.3 Cidadania e direitos sociais
2o bimestre
3. Cidadania, Etnia e Nacionalidade
3.1 Cidadania e Estado, Nacionalidade e Nacionalismos

3.2 Nacionalidade e simbologia: heróis e mitos
3.3 A relação entre cidadania e etnia
3o bimestre
4. Cidadania e “Não Cidadania”
4.1 Sociedades sem conceito de cidadania
4.2 A perda de direitos na atualidade da Globalização
4o bimestre
5. Cidadania Planetária
5.1 Os direitos universais
5.2 Os organismos internacionais e a cidadania
5.3 A relação entre cidadania nacional

VI – AVALIAÇÃO

            Serão feitas através de provas escritas, elaboradas com questões subjetivas e questões objetivas, aplicadas conforme o calendário escolar preestabelecido.

            Serão avaliados também pela participação em trabalhos, pesquisas, experiências, assim como interesse, assiduidade e comportamento e ainda pelo desempenho nas atividades diárias.

VII – BIBLIOGRAFIA

ARRUDA, José Jobson. História Total Brasil: Antiguidade e Idade média. Ática. 2005.
FIGUEIRA, Divalte Garcia. História, Novo Ensino Médio. Ática.  2008.
MORAIS, José Geraldo Vinci de. Caminhos das Civilizações. Atual. 2008  
NEVES, Joana. História Geral. Saraiva. 2002
CAMPOS, Flavio de; MIRANDA, Renan Garcia. A Escrita da História. Escala 2005.

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