sexta-feira, 3 de junho de 2011

Trabalhadores/as em educação suspendem greve, mas mantêm mobilização pelo atendimento da pauta de reivindicações

Cerca de 800 trabalhadores e trabalhadoras em educação compareceram à assembleia geral da categoria realizada na tarde desta quinta-feira, 02, no ginásio do Lyceu Paraibano e decidiram suspender o movimento grevista mediante a determinação Tribunal de Justiça. Desta forma, a categoria retoma suas atividades normais dentro do prazo determinado.
A decisão pela suspensão da greve se deu pelo entendimento da categoria de que as determinações legais devem ser cumpridas, entendimento que o governador demonstra não ter ou ignorar uma vez que se nega a cumprir devidamente a Lei 11.738, utilizando de uma manobra em que retira as gratificações conquistadas após anos de luta dos trabalhadores e trabalhadoras em educação para complementar um piso salarial sem ter que retirar um centavo dos cofres públicos.
Apesar de não contar momentaneamente com o instrumento de greve, a mobilização pelo pagamento do piso salarial e das demais reivindicações da educação não cessa, nesta sexta-feira, 03, será encaminhado um ofício ao governo estadual comunicando a suspensão do movimento e solicitando audiência imediata para retomar as negociações. Além disto, também estão sendo movidas duas ações judiciais, a primeira tendo como objetivo fazer com que o governo devolva a remuneração retirada indevidamente dos trabalhadores e trabalhadoras em educação, e a segunda trata-se de um recurso contra a decisão do desembargador Romero Marcelo da Fonseca que declarou a ilegalidade da greve.
           A direção do SINTEP-PB também deve nos próximos dias organizar um calendário de mobilizações com programação de ações até o mês de outubro, prazo estipulado pela categoria para que o governo do estado retorne às gratificações que foram retiradas. Quanto à reposição das aulas referentes aos 31 dias de paralisação a categoria decidiu que esta questão só será discutida após o ressarcimento dos descontos salariais.
             Portanto afirma-se o compromisso de cumprir com o dever profissional e constitucional de preparar nosso jovens em direção a um futuro promissor  apesar dos comportamentos de líderes políticos em resistir que sem uma educação eficaz e responsável não construiremos um país melhor.  a reposição e atualização dos conteúdos depende de devolução do que foi retirado indevidamente dos profissionais da educação pública do Estado da Paraíba.

Fonte: Sintep/Prof. Rui

Nenhum comentário:

Postar um comentário