terça-feira, 18 de outubro de 2011

UFPB abre a maior Semana de Ciência, Tecnologia e Arte

O evento é organizado por pró-reitorias e recebe a colaboração de instituições de ensino, empresas privadas e órgãos governamentais
Estudantes de escolas públicas, servidores, pró-reitores e diretores de centros da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) prestigiaram na manhã de hoje (17,) no auditório da Reitoria, a abertura da Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura (Seciteac).
O evento organizado pelas Pró-Reitorias de Extensão e Assuntos Comunitários, Pós-Graduação e Pesquisa e de Graduação e com a colaboração de instituições de ensino, empresas privadas e órgãos governamentais, se realiza até o dia 24 deste mês – Campus de João Pessoa, e de 27 a 29 de outubro – Campus II em Areia.
A cerimônia de abertura contou com a participação do Quarteto de Cordas Quarta Justa, com alunos do Departamento de Música da UFPB, composto por Isadora França, Ana Claudia Medeiros, Katiane Braz e Erica Cely que interpretaram a música Armorial Mourão e Lua Branca de Chiquinha Gonzaga, em seguida, o Hino Nacional.
Também estiveram na solenidade de abertura o reitor da UFPB, Rômulo Soares Polari; a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Lúcia de Fátima Guerra; o representante do Ministério da Cultura, Jorge Edson Garcia; Diretor do Instituto do Semi-Árido (INSA), Inácio Salsedo; Pró-Reitor de Graduação, Valdir Bezerra Barbosa; Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Isac Almeida de Medeiros; representante da prefeitura de João Pessoa, Rubens Freire Ribeiro; Representante da Seciteac, Fernando Augusto; representante do Governo do Estado, professora Cida Ramos; e o representante do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Rosa Esther Rossini.
Para a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Lúcia Guerra o evento tem como principal objetivo reunir estudantes de escolas públicas e particulares em atividades na UFPB para que eles possam conhecer melhor a instituição.
“A idéia da Segunda Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura é de mostrar as riquezas produzidas pela UFPB durante os diversos eventos que ocorrerão esta semana” destacou o Pró-Reitor de Graduação, Valdir Bezerra.
O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Isac Medeiros, destacou no seu pronunciamento a importância do evento porque prepara o aluno para o mercado de trabalho. “Tivemos um crescimento significativo de bolsas na UFPB quando em 2001 tínhamos 67 e hoje contamos 847”, enumerou
O Reitor da UFPB, Rômulo Polari, considerou a semana muito importante para a divulgação dos trabalhos desenvolvidos na Universidade.
O evento cumprirá essa missão. Polari também ressaltou que a região Nordeste continua com 30% da população brasileira e apenas 13 do Produto Interno Bruto (PIB). “Depois de 50 anos aumentamos apenas 1,7% do PIB, ou seja, aumentamos apenas em 1,4% o nosso percentual. È preciso estimular a juventude para um novo pensar e a UFPB está contribuindo para isso com a inauguração no ano que vem com o Instituo UFPB de Desenvolvimento” destacou Polari.
Por fim, Polari ressaltou: em 2010 a UFPB dedicou o ano para a Graduação, este ano de 2011 é o da Extensão, e no ano que vem a instituição vai se dedicar a Pós-Graduação.
Em seguida, foi apresentado aos presentes um vÍdeo com informações da Coleta Seletiva da UFPB pelo discente de Química, Rômulo Andrade. Ele destacou a importância do projeto que tem o apoio do Pólo Multimídia da UFPB.
O professor do Centro de Ciências Agrária e especialista no estudo das regiões da Paraíba, Daniel Duarte Pereira, ministrou a palestra de abertura da Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura (Seciteac) sobre o tema “A Paraíba e Seus Problemas: ou Soluções”.
Para o professor, que chegou ao local de roupa de Gibão e cantando a canção de Luis Marcolino, o desafio climático da Paraíba não pode ser o seu entrave para o desenvolvimento. “A Paraíba precisa redefinir as suas metas por região e estimular a busca de solução aproveitando o déficit hídrico que é de 72% do território do Estado.
É preciso redefinir as suas metas mediante o quadro atual e as perspectivas do futuro próximo. A educação tem que ser para todos como a ciência e tecnologia”, disse o professor da UFPB.
Mais informações sobre a programação da Semana de Ciência, Tecnologia, Esporte, Arte e Cultura (Seciteac) pelo telefone             (83) 3216-7071.
 UFPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário