segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Governador abre ano letivo nesta segunda-feira em João Pessoa

O governador Ricardo Coutinho abrirá oficialmente as atividades do ano letivo no período diurno nesta segunda-feira (13), em todo o Estado. A solenidade ocorrerá às 14h, na Escola Estadual Papa Paulo VI, no bairro de Cruz das Armas, na Capital. Em Campina Grande, o evento ocorrerá na Escola Solon de Lucena, no Centro, e contará com a presença do vice-governador Rômulo Gouveia. A abertura oficial acontecerá em uma escola de cada uma das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), e será denominado o “Dia da Acolhida”. No horário noturno, as aulas iniciaram na quarta-feira (8).
Durante o evento, serão entregues nas duas escolas 80 netbooks para os professores que participaram no ano passado do curso Educador Digital, marcando a entrega simbólica dos 3.700 computadores a professores de 100 escolas do Estado que integraram o projeto. Os demais educadores receberão os equipamentos na sequência. Para este projeto, foram investidos aproximadamente R$ 4 milhões. O curso foi uma ação do Plano de Gestão “Paraíba Faz Educação”, composto por 33 projetos ainda em realização.
Na solenidade, os alunos receberão, de forma simbólica, fardamento composto por duas camisetas e o kit escolar formado por cadernos de matérias e de desenho,canetas, lápis grafite, borracha, mochila, régua, transferidor, compasso, garrafa para água, lápis de cor e hidrocor, tinta, tesoura, cola, apontadores, entre outros. Foram adquiridas mais de 800 mil camisas, um investimento de mais de R$ 9 milhões feito pelo Governo do Estado, que também investiu aproximadamente R$ 24 milhões em kits escolares para serem distribuídos neste mês de fevereiro com os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Entre as novidades para o início do ano letivo de 2012, estão a entrega de 81 ônibus escolares, a implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) em 15 escolas localizadas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) da rede estadual de ensino e a expansão do Programa Mais Educação (escola em tempo integral no Ensino Fundamental), passando de 239 escolas, em 2011, para 477 neste ano.  Outra novidade na rede estadual é a implantação do Ensino Médio Inovador em 37 escolas. Os alunos passarão sete horas diárias na escola e terão maior aproveitamento.
Distribuição de material esportivo
Com o objetivo de reativar a prática da Educação Física na rede estadual, a Gerência Operacional de Desporto Escolar (Gode), da Secretaria de Estado da Educação (SEE) distribuirá às escolas da rede, no início do ano letivo, um kit de material esportivo composto por bolas de futebol, voleibol, basquetebol, handebol feminino e masculino, de futsal, rede de voleibol, traves, cesta de basquetebol, corda de nylon, corda elástica, cabo de aço, cones, medicine Ball (2kg) e coletes. O Governo do Estado investiu cerca de R$ 2,7 milhões na aquisição do material.
A SEE recomenda que, no “Dia da Acolhida”, a escola convide a comunidade para receber os alunos e compartilhar as atividades educativas que foram planejadas para o ano letivo. “O dia da acolhida será um dia em que esperamos que não apenas os alunos, mas seus familiares e a comunidade também compareçam à escola, pois essa interação é fundamental. Nesse dia, a escola estará de portas abertas a todos. Essa é a nossa forma de dizer, sejam bem-vindos e de desejar a todos um ano de muita aprendizagem e de trocas”, orientou a secretária executiva da Educação, Márcia Lucena.
Foram oferecidas 403.591 vagas para as 804 escolas da rede estadual de ensino. A novidade, em 2012, é que estão sendo oferecidas mais 36 mil vagas no Ensino Médio, passando de 120 mil vagas, em 2011, para 156 mil vagas este ano. De acordo com dados do Censo Escolar/ 2011, foram matriculados 367.591 mil alunos na rede estadual. O calendário escolar terá 204 dias letivos para o turno diurno e 212 para o turno noturno, divididos em quatro bimestres.
Da Secom-PB

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