segunda-feira, 19 de março de 2012

Concurso Ecovídeo das Escolas da TV Escola


  1. Produzir um vídeo sobre um projeto de meio ambiente de sua escola, se baseando nos temas da Rio+20 e na seguinte pergunta norteadora: Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável? A abordagem do tema deverá contemplar o meio ambiente escolar e/ou a comunidade local, identificando problemas socioambientais e propondo soluções.
  2. Dê um título para o seu vídeo a partir dessa pergunta.
  3. Poste seu vídeo no youtube. (Conforme orientação abaixo).
  4. O título do seu vídeo no youtube deve seguir o seguinte modelo:

    Regras do concurso:
    ·         Os vídeos devem ter até 2 (dois) minutos de duração.
    ·         O vídeo deve ser um trabalho original e inédito.
    ·         A apresentação do vídeo deve conter conteúdo livre de preconceitos, estereótipos, ofensas ou informações impróprias.
    ·         A equipe produtora do vídeo deve ser composta de no máximo 4 pessoas, sendo que uma deve ser um(a) professor(a) responsável. É permitida a participação de pessoas de fora da escola na composição da equipe.
    ·         Poderão participar alunos de todos os níveis, envolvidos nos projetos realizados pelas escolas.
    ·         Os alunos deverão inspirar-se na realidade da sua comunidade local e fazer o seu posicionamento a partir dos temas da Rio+20 e da pergunta norteadora, Qual é o seu papel na criação de um mundo sustentável?, convidando a comunidade escolar a participar, identificando os problemas socioambientais, propondo melhorias e soluções na produção de um vídeo que expresse a realidade do que se tem e do que se quer ter na escola.
    ·         As filmagens podem ser feitas com aparelhos celulares, máquinas fotográficas digitais ou filmadoras que apresentem uma boa qualidade de imagem.
    ·         Todo o processo deverá ser acompanhado pelo professor responsável.
    ·         Para o caso de vídeos que utilizem, no processo de edição, trilhas sonoras/músicas, a equipe deverá privilegiar a utilização de músicas de autoria da comunidade local e/ou músicos regionais, salvaguardando os devidos direitos autorais.
    ·         É importante que os trabalhos realizados pelos alunos não se encerrem com a culminância do projeto e que esse seja um trabalho sistemático e contínuo.
    ·         Os vídeos deverão ser postados no youtube e enviados via email ou pelos Correios (data máxima para postagem como carta registrada ou Sedex) até o dia 30 de março de 2012 .
    ·         A produção audiovisual deverá ser produzida em um dos formatos abaixo:
            - Campanha;
            - Dramatização: novela, teatro etc;
            - Animação: massinha, colagem, desenho etc;
            - Documentário: Reportagem, entrevista, etc;
            - Clip: música, dança etc.

    O prazo para o envio do vídeo é 30 de março de 2012, sendo essa a data para envio do link do youtube por email ou data da postagem da mídia nos Correios como carta registrada ou Sedex. Qualquer entrada apresentada após essa data não será aceita. Qualquer vídeo modificado após a sua incrição no concurso não será elegível.

    A conferência do número de acessos para eleição do vídeo mais acessado do youtube será feita às 12h do dia 05 de abril de 2012. Os resultados dos vencedos do Concurso Ecovídeo das Escolas, tanto para o Melhor Vídeo escolhido pelo júri quanto para o Vídeo Mais Acessado do youtube, serão anunciados oficialmente durante a 4ª Semana de Meio Ambiente, de 4 a 8 de Junho. 

    Os professores toparam, só falta os alunos, a palavra está com os alunos agora. Vai topar?
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário