terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Parabéns a nossos alunos!

Estamos muito felizes com as conquistas dos nossos ex-alunos concluíntes de 2012 pelo sucesso na continuação da vida acadêmica, sejam realizados profissionalmente na escolha que fizeram para ingressar nas faculdades. Eis a lista inicial dos campeões da Liliosa com aproação em faculdades.

Rafaelly do Nascimento: Eletrônca - IFPB
José Lúcio de Macêdo: Adminstração - UNPB
Maria Beatriz da Silva: Direito - UNPB
Ricardo Liberalino: Odontologia - UFCG
Elenildo Souza Feliz: Ciências Contábeis - Maurício de Nassau
Mayane Alves de Almeida Machado: Entermagem - UNPB
Vanessa Souza Santos - Geoprocessamento
Diego Fontes - Mídias Digitais - UFPB


Avante alunos Liliosa!

sábado, 23 de fevereiro de 2013

COM MUITA ALEGRIA RECEBEMOS NOS ALUNOS EM 2013

EM CLIMA DE MUITA FESTA, DESCONTRAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMPROMISSO, RECEBEMOS NOSSOS ALUNOS PARA O ANO LETIVO DE 3013. NA PROGRAMAÇÃO TIVEMOS CANTO DO HINO NACIONAL, MESAGEM DE ABERTURA DA DIREÇÃO, MÚSICA AO VIVO, LEITURA DO COMPROMISSO DE CONVIVÊNCIA QUE INCLUI DESDE PONTUALIDADE, RESPEITO MÚTUO, ASSIDUDADE, URBANIDADE A ÉTICA.
APRESENTAÇÃO DE TODA EQUIPE DE PROFISSIONAIS DA ESCOLA, DIRETORES, PROFESSORES, TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS, E AUXILIARES.
FORAM APRESENTADAS AS METAS PARA O ANO, DENTRE ELAS DESTACAMOS A MELHORIA DO IDEB, A CONSERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO, A DEMOCRATIZÃO DA GESTÃO, A CRIAÇÃO DO GRÊMIO ESTUDANTIL.

PORTANTO ESTAMOS CONFIANTES QUE SERÁ UM ANO MUITO PRODUTIVO LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A RESPOSTA DE TODOS AO MOMENTO.

AVANTE LILIOSA!



Dia do acolhimento na Liliosa foi assim

Com muita alegria, confraternização, abraços, beijos foi realizado nos dia 18 de fevereiro último o acolhimento na Escola Liliosa dando início ao ano letivo aos alunos do PROEMI e para os alunos do  turno da noite.
Neste instante foi apresentada toda equipe da escola partindo dos novos gestores liderados pelo professor Rui, a professora Elizabete e o professor Carlos, com a presença dos professores Walderi, Carlos Fernandes, Jonathas, Adalberto, Ednaldo Junior, Euclides, Vinagre, Maria José, Suely, Marília, Onilma, Aretuza, Help, Marcos, Arnaldo, Rômulo, Marcone, Josemar, Olimpio, Leonice. Apresentação também dos técnicos administrativos e dos auxiliares de serviço.
Foram apresentadas as metas do ano, dentre elas destacamos a elevação do IDEB, a formação do Grêmio Estudantil, a democratização da Gestão, a reformulação do PPP e do Regimento Interno entre outras.















































domingo, 17 de fevereiro de 2013

ORGANIZAÇÃO PROEMI 2013

ÁREAS CURRICULARES 
DISCIPLINAS
LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS


Língua Portuguesa
Educação Física
Arte

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
 

Biologia
Física
Química


MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
 

Matemática 
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
 

História
Geografia
Filosofia
Sociologia
 

PARTE DIVERSIFICADA
 

Língua Inglesa
Língua Espanhola**
 


MACROCAMPOS
 

Integração Curricular
Iniciação Científica e Pesquisa*
Leitura e Letramento*
Línguas Estrangeiras
Comunicação, Cultura Digital e uso de Mídias
Cultura Corporal
Participação Estudantil
Produção e Fruição das Artes
 

TOTAL DE HORAS DO CURSO
3.999
 

OBS: * Macrocampos obrigatórios
** LEI Nº 11.161, DE 5 DE AGOSTO DE 2005 - DISPÕE SOBRE O ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA**.
*

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

ESTÁ CHEGANDO A HORA!

Com muita expectativa e esperança estaremos iniciando o ano letivo de 2013 no próximo dia 18. Por determonação da Secretaria de Educação e Cultura o calendário das escolas PROEMI foi modificado, justificado por dificuldades encontradas em escolas da zona rural.
Para nós da Liliosa nos deu mais possibilidades de fazer um planejamento melhor, uma acolhida significativa e uma preparação melhor dos espaços com pintura e limpeza.
Estaremos esperando nosso alunos com alegria e muita festa.
Sejam bem vindos!

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Prouni divulga 2ª chamada para bolsas

Globo.com
Prouni divulga 2ª chamada  para bolsas
O Ministério da Educação disponibilizou na manhã desta sexta-feira (8) a consulta ao resultado dsegunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni). Para saber se o estudante foi contemplado com uma bolsa de estudo integral ou parcial (50% de desconto nas mensalidades) de uma universidade particular, é necessário acessar o site do Prouni, inserir o número de inscrição e a senha do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) e digitar os caracteres que aparecem na tela.
Site do Prouni traz link de acesso à consulta ao resultado da segunda chamada (Foto: Reprodução)Site do Prouni traz link de acesso à consulta ao resultado da segunda chamada (Foto: Reprodução)
O prazo para matrícula na instituição de ensino e apresentação dos documentos nas instituições de ensino começa nesta sexta e vai até o dia 19 de fevereiro. Estes documentos devem comprovar as informações prestadas na ficha de inscrição, entre eles os comprovantes de rendimentos.
Para concorrer à bolsa integral (100% do valor da mensalidade), o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais (50% do valor da mensalidade), a renda familiar deve ser até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Veja a lista de documentos necessários
Ao receber a documentação entregue pelo candidato, a instituição deve, obrigatoriamente, entregar o Protocolo de Recebimento de Documentação do Prouni. Contudo, o candidato deve ficar atento, pois esse procedimento não afasta eventual exigência de entrega de documentos adicionais caso seja julgado necessário pelo coordenador do Prouni na instituição.
VEJA O CALENDÁRIO DO PROUNI
08/02
Resultado da 2ª chamada
08/02 a 19/02
Comprovação de informações
- 2ª chamada
24/02 e 25/02
Prazo para participar da Lista de Espera
28/02
1ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
28/02 a 05/03
Comprovação de informações
- 1ª convocação lista de espera
08/03
2ª convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições
08/03 a 13/03
Comprovação de informações
- 2ª convocação lista de espera
Fonte: MEC
Lista de espera
Os candidatos não pré-selecionados, ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma, podem manifestar interesse em fazer parte da lista de espera que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista irá de 24 a 25 de fevereiro. Ao fim desse prazo, serão feitas duas convocações dos integrantes. A primeira, em 28 de fevereiro, com prazo para comprovação de documentos e matrícula até 5 de março. A segunda, em 8 de março, com prazo até o dia 13 de março.
1,03 milhão de inscritos
O Prouni registrou 1.032.873 inscritos, segundo o Ministério da Educação. Como cada candidato teve a oportunidade fazer até duas opções curso, o total de inscrições foi de 2.011.538.
O programa oferece bolsas de estudo de 50% ou 100% em instituições particulares de ensino superior para estudantes de baixa renda. São oferecidas 162.329 bolsas distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. O total de bolsas integrais é de 108.686; o de parciais (50% do valor da mensalidade), 53.643.
São Paulo foi o estado com o maior número de inscritos, segundo o MEC: 187.489. Em seguida estão Minas Gerais (141.839), Rio de Janeiro (75.935), Bahia (71.651) e Rio Grande do Sul (70.855).
O estado de São Paulo é também a unidade da federação que oferece mais bolsas, as instituições paulistas oferecem 56.289 bolsas, sendo 33.824 integrais e 22.465 parciais (50% da mensalidade). Além de São Paulo, Minas Gerais, com 17.923 bolsas, e Paraná, com 12.671, são os estados com maior oferta (veja quadro abaixo).
Bolsas do Prouni por estado (Foto: Divulgação/MEC)Bolsas do Prouni por estado
(Foto: Divulgação/MEC)
O programa é uma alternativa para estudantes de baixa renda que não conseguiram ser aprovados para as vagas em instituições federais de ensino superior pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estudarem em uma faculdade particular com bolsa de estudos paga pelo governo.
Para pleitear a bolsa, o aluno precisava ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter obtido nota mínima de 450 pontos. Precisa ainda ter tirado nota na redação que não tenha sido zero.
Nota mínima no EnemA principal novidade é a mudança da nota mínima exigida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Agora, os candidatos devem ter atingido a média geral de 450 pontos no Enem de 2012 para concorrer às bolsas do Prouni. No ano passado, a exigência era de 400 pontos. Participantes que tiraram nota zero na redação também não puderam participar.
As bolsas são divididas em duas modalidades: integrais e parciais. A integral custeia todo o valor da mensalidade e é destinada a candidatos que tenham renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já a parcial custeia 50% da mensalidade e é oferecida a quem possui renda familiar per capita de até três salários mínimos.
Números do Prouni (Foto: Reprodução/TV Globo)Números do Prouni (Foto: Reprodução/TV Globo)
No ato da inscrição, os estudantes podiam optar por até duas opções de curso de institutições de ensino superior conveniadas em todo o país. Os candidatos que obtiveram as maiores notas no Enem ficam com a vaga escolhida na primeira opção. Quem não tiver nota suficiente para o primeiro curso, passa a concorrer ao curso escolhido como segunda opção.
Podem participar do programa estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham obtido bolsa integral em instituições particulares. Os candidatos também não podem ter diploma de ensino superior nem estar cursando uma faculdade pública pública. Neste caso, se o candidato for aprovado no Prouni, vai ter que optar por uma das duas instituições.
Pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. Os professores só podem se inscrever para cursos de licenciatura para formação na educação básica. O site do Prouni traz um "tira-dúvidas" sobre o programa.

Mais um número significativo para este blog


Total de visualizações desta página http://liliosadepaivaleite.blogspot.com.br/

34000

Estamos provando que este meio é um bom instrumento de comunicação entre a escola e a comunidade. 

Obrigado por acreditarem!

Professores não têm hábito de ler, vamos reverter isso na Liliosa!

Dado preocupa porque docente deveria transferir gosto pela leitura aos alunos

 Menos da metade dos professores das escolas públicas brasileiras tem o hábito de ler no tempo livre. Dado evidencia falta de acesso a livros e gosto por leitura, que deveria existir para ser transferido aos alunos.
A pesquisa foi feita pelo QEdu: Aprendizado em Foco , uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação. Baseado nas respostas dadas aos questionários socioeconômicos da Prova Brasil 2011, aplicados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e divulgados em agosto do ano passado, o levantamento mostra que dos 225.348 professores que responderam à questão, 101.933 (45%) leem sempre ou quase sempre, 46.748 (21%) o fazem eventualmente e 76.667 (34%), nunca ou quase nunca.
A questão pode estar ligada a falta de infraestrutura. "O número de professores que não leem é chocante, mas isso pode estar ligado ao acesso. É preciso lembrar que faltam bibliotecas e que um livro é caro. Um professor de educação básica ganha em média 40% menos que um profissional de ensino superior. Acho que faltam políticas de incentivo. Não acredito que seja apenas desinteresse", diz a diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz.
Um levantamento divulgado em janeiro pelo movimento mostra que o Brasil precisa construir 128 mil bibliotecas escolares em sete anos para cumprir uma lei federal que vigora desde 2010. Segundo a pesquisa, faltam 128 mil bibliotecas no país. Para sanar esse déficit até 2020, deveriam ser erguidos 39 espaços por dia, em unidades de ensino públicas e particulares. Atualmente, a deficiência é maior nas escolas públicas (113.269), o que obrigaria a construção de 34 unidades por dia até 2020.
Mais sobre bibliotecas:
Bibliotecas inovadoras convivem com quadro de descaso
Para Priscila, uma possível solução seriam os livros digitais. O Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional (ProInfo Integrado) do Ministério da Educação distribui equipamentos tecnológicos nas escolas e oferece conteúdos e recursos multimídia.
Além disso, o governo facilita o acesso aos conteúdos por meio da distribuição de tablets, tanto para professores quanto para estudantes. No ano passado, o MEC transferiu R$ 117 milhões para 24 estados e o Distrito Federal para a compra de 382.317 tablets, destinados inicialmente a professores do ensino médio.
Sobre o acesso digital, os dados do levantamento do QEdu mostram que 68% dos professores (148.910) que responderam à pergunta usam computador em sala de aula. O estado com a maior porcentagem é Mato Grosso do Sul: 95% dos professores disseram que usam o equipamento. O Maranhão é o estado com a menor porcentagem (50,5%) de professores fazem o uso do computador. É lá também onde se constatou a maior porcentagem de escolas onde não há computadores: 38,3%. Estão no Sudeste, no entanto, as maiores porcentagens dos professores que acreditam não ser necessário o uso de computador nas salas: Minas Gerais (16%), Rio de Janeiro (15,4%) e São Paulo (15%).
O responsável pelo estudo, o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Martins, diz que o país ainda tem problemas estruturais que dificultam o acesso a tecnologias. "Existem muitos desafios no país ligados a problemas de infraestrutura. Não apenas de acesso às máquinas, mas de acesso à internet, à qualidade dos sinais", disse.
Ao recepcionar o professor norte-americano, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância dos meios digitais: “O conteúdo ao qual o filho dos mais ricos tem acesso pode ser dado aos menos servidos de educação. Queremos tornar a educação não algo escasso, mas um direito humano que todas as pessoas possam ter”, disse.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Planejamento pedagógico da Liliosa

Todos planejamento pedagógico da Liliosa está sendo feito coordenado pela nova gestão lidarados pelo professor Rui, a professora Elizabete e o Professor Carlos. O PROEMI já está sob a articulação do Professor Junior e o ensino noturno sob a coordenação do professor Carlos Cavalcante.
Novas perspectivas estão sendo feitas e implantadas, metas ousadas. Precisamos melhorar o IDEB da nossa escola e dar um novo olhar para nosso processo educacional.

Reunido com a equipe técnica dando as boas vindas aos recém concursados e traçando metas para 2013.


Professor Junior com a equipe pedagógica planejando as ações para 2013.

Acolhimento dos funcionários da Liliosa 04-02-2013

Com um café da manhã, dinâmica de grupo, apresentação da equipe e exposição de nossas metas para o ano de 2013, foi realizado nesta segunda dia 04 de fevereiro o acolhimento de todos os funcionários da Escola Liliosa. Foi um momento de muita descontração, reencontro, abraços, alegria, saudações. Foi hora de colocar em dia a converça, conhecer novos companheiros de trabalho, mas foi um momento de sonhar juntos.
Avante Liliosa!

Mesa do café da manhã

Bate papo e muita comida

Muitos abraços!


Muita conversa colocada em dia!



O professor Arnaldo Mendes deu uma palinha alegrando a todos com música!




Momento de fé e oração a Deus!


Todos em oração!

A professora Elizabete expondo nossas metas para 2013!




Muita união na equipe!


Uma abraço de quem sai e de quem entra na gestão da Liliosa!


sábado, 2 de fevereiro de 2013

Vejam a nova tabela salarial do magistério da Paraíba

2013 - ANO DE DESAFIOS E MUDANÇAS

Estamos preparando a Escola Liliosa para o ano de 2013 e muitas mudanças estão sendo implantadas. 

Estamos recebendo novos funcionários oriundos  dos concursos promovidos pelo Governo do Estado, até o momentos 7 (sete) técnicos administrativos substiturão antigos prestadores não concursados, uma professora de língua portuguesa (Onilma) já se apresentou, sabemos que outros se apresentarão a partir da próxima segunda feira. 

Junto a essas mudanças temos uma nova equipe de gestão eleita no último pleito que está realizando a transição com uma avaliação e preparação da escola para esse novo momento.

Teremos objetivos ousados para o próximo bienio, tais como aumentar o IDEB da escola atrelados a uma série de medidas pedagógicas que envolvem a participação de todos. 
Um profunda reestruturação da escola, integrando todos dentro de um projeto de uma mesma escola acabando a distinção entre ensino noturno e ensino diurno garantido o mesmo atendimentos em ambos os segmentos.
A ocupação dos espaços da escola assim como orientação a todos os funcionários para que atenda todas as necessidades da escola.
Uma profunda racionalização do calendário escolar atendendo as nessecidades e o interesse de todos.
Respeito e reconhecimento profissional de todos os funcionários exigindo de todos profissionalismo e compromisso com a educação.