Escola Estadual de Ensino
Fundamental e Médio Profª Liliosa de P. Leite
Educadora: Suely de
Oliveira Pereira
|
PLANO DE
ENSINO DE BIOLOGIA – 1ª SÉRIE- 2012
|
OBJETIVO GERAL: Proporcionar
condições ao aluno para usar o conhecimento científico na discussão e interpretação
de fatos do cotidiano.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
|
1º Bimestre
* Conhecer as características dos
seres vivos
* Compreender o funcionamento dos
seres vivos e a interdependência das interações dos mesmos com o meio físico
* Relacionar os níveis de organização,
as interações ecológicas e as evidências de origem da vida
* Relacionar os Biomas, incluindo os
principais ecossistemas brasileiros.
|
* Introdução à Biologia
* Características gerais dos seres
vivos
* Níveis de organização de Biologia
* hipóteses sobre a origem da vida e a
Terra primitiva
* Ecologia
* Estrutura dos ecossistemas e fluxo
de energia
* Ciclos biogeoquímicos
* Relações ecológicas
* Sucessões Ecológicas.
|
* Estudo de textos
* Estudo dirigido
* Aula prática no laboratório
* Aula com uso de retroprojetor
* Aula expositiva
* Estudo de textos
* Estudo dirigido
* Aula prática no laboratório
* Aula com uso de retroprojetor
* Aula expositiva
|
·
Resolução das
questões propostas para avaliar o aprendizado
·
Participação em
grupo de estudo
·
Verificação da
aprendizagem com questões discursivas e subjetivas
·
Resolução das
questões propostas para avaliar o aprendizado
·
Participação em
grupo de estudo
·
Verificação da
aprendizagem com questões discursivas e subjetivas
|
|
2º Bimestre
* Reconhecer a Célula como unidade
estrutural e fisiológica da vida e compreender a organização celular
|
* Citologia
* Célula procariótica e eucariótica
* Envoltórios celulares (membrana e
parede celular), estrutura e funções.
Citoplasma e
núcleo, estrutura e funções.
|
Estudo de textos
* Estudo dirigido
* Aula prática no
laboratório de Ciências
* Aula com uso de retroprojetor e data
show
* Aula expositiva
|
·
Resolução das
questões propostas para avaliar o aprendizado
·
Participação em
grupo de estudo
·
Verificação da
aprendizagem com questões discursivas e subjetivas
|
|
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
|
CONTEÚDOS
|
METODOLOGIA
|
AVALIAÇÃO
|
|
3º
Bimestre
Compreender os processos de divisão
celular e associá-los ao desenvolvimento embrionário.
|
Divisão celular
- Mitose
-Meiose
Reprodução e desenvolvimento
Tipos de reprodução e ciclo de vida
|
Estudo de textos
Estudo dirigido
Aula prática no laboratório de
informática
Aula com uso de data show
Aula expositiva
|
Resolução das questões propostas para
avaliar o aprendizado
Participação em grupo de estudo
Verificação da aprendizagem com
questões discursivas e subjetivas
|
|
4º
Bimestre
Ter conhecimento das doenças
sexualmente transmissíveis e sua prevenção
Compreender as etapas de
desenvolvimento embrionários.
Comparar a organização e funcionamento
de diferentes células.
|
-Gametogênese e fecundação;
-DST;
Desenvolvimento embrionário;
-Anexos embrionários;
-Diversidade celular e tipos de
tecidos.
|
Estudo de textos
Estudo dirigido
Aula prática no laboratório de
Ciências
Aula com uso de retroprojetor
Aula expositiva
|
Resolução das questões propostas para
avaliar o aprendizado
Participação em grupo de estudo
Verificação da aprendizagem com
questões discursivas e subjetivas
|
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário