GOVERNO
DO ESTADO DA PARAÍBA
E.
E. E. F. M. LILIOSA DE PAIVA LEITE
PLANO
DE CURSO
DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE: 2a MÉDIO
ANO LETIVO: 2012
TURNO: MANHÃ PROFESSOR: RUI BEZERRA DA SILVA
I – OBJETIVOS GERAIS
-
Ampliar
o conhecimento que o aluno tem do seu próprio mundo, por meio do estudo do
passado da humanidade.
-
Demonstrar
a dinâmica dos processos históricos.
-
Levar
o aluno a adquirir uma prática sistemática de pesquisa e de consulta das
fontes.
-
Desenvolver
a capacidade de leitura e de escrita, bem como a capacitação analítica do
aluno.
-
Estimular
discussões em classe sobre o tema estudado.
-
Valorizar
outras fontes de conhecimento, além da produção escrita.
-
Propiciar
reflexões sobre conceitos específicos da área: tempo, espaço, cotidiano,
cultura, sociedade, civilizações, tecnologia, trabalho, economia, poder e
classes sociais.
-
Valorizar
o trabalho interdisciplinar.
-
Desenvolver
a argumentação crítica.
-
Considerar
o aluno como produtor de conhecimento e promover o exercício da cidadania.
II – METODOLOGIA APLICADA
-
Aulas
expositivas, utilizando materiais disponíveis como: quadro, giz, esquemas,
gráficos, tabelas, fotografias, textos e outros materiais didáticos.
-
Deveremos
também utilizar outras técnicas como demonstrações, dramatizações, experiências
práticas, exposição de materiais, estudos de filmes e passeios.
-
Atividades
extra-classe, através de visitas a museus e outros lugares como: parques,
bibliotecas, construções e lugares históricos.
-
Pesquisas
em mídias de internet, criação e comentários de blogs, vídeos e DVDs.
III – COMPETÊNCIAS
- Capacidade de
operar com os conceitos básicos da História para análise e representação do
Tempo em suas múltiplas dimensões.
- Domínio das
linguagens próprias à análise histórica (historiográfica).
- Capacidade de
compreender os processos de produção e reprodução social em suas múltiplas
relações, com a Natureza e no âmbito da Sociedade, nas suas temporalidades.
Capacidade de:
• Operar com
conceitos próprios à História Econômico-Social em suas relações com outros
domínios da História.
• Distinguir as
várias experiências vividas pelas sociedades em termos de sua sobrevivência (produção
e reprodução).
• Compreender como
as formações sociais se constituem. Com a complexidade de modos de produzir e
consumir.
• Identificar,
analisar e compreender as várias relações que envolvem o conceito de propriedade,
bem como os vários tipos de propriedade vivenciados em diversas sociedades.
• Compreender os
processos de produção e reprodução da exclusão social.
• Compreender e
distinguir: as várias concepções de Tempo nas experiências históricas da
Humanidade, relacionando- as com as noções atuais de Tempo.
• Compreender e
distinguir as várias concepções de Trabalho nas experiências históricas da
Humanidade, relacionando- as com as noções atuais de Trabalho.
• Relacionar
conteúdos aprendidos no Eixo Temático com as suas experiências de vida.
IV – CONTEÚDOS/EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS
- Homem como
produtor e reprodutor de sua sobrevivência
- A Natureza como
Recurso de Sobrevivência
- Escravistas
modernas: Brasil e Paraíba;
- Revolução
Industrial: séculos XVIII e XIX (Inglaterra, França e Estados Unidos);
- Revolução
Industrial: século XIX e XX: Alemanha, Japão;
- Modernização
produtiva (século XIX) e Industrialização no Brasil, no Nordeste e na Paraíba;
- As relações de
Gênero nos processos produtivos;
- As condições de
trabalho e de vida em cada modo de produção e consumo: Inglaterra (séculos
XVIII e XIX) e Brasil (séculos XIX e XX);
- As sociedades
urbano-industriais: Inglaterra (Revolução Industrial) e Brasil industrial;
- A ética
protestante e o capitalismo moderno;
V – CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
1o bimestre
Ø A ocupação do
continente americano
Ø A colonização
portuguesa na América
Ø O doce sabor do
açúcar e a economia colonial
Ø Os trabalhadores do
açúcar (o escravismo colonial)
Ø A União Ibérica
Ø A colonização Inglesa
na América do Norte
Ø As cidades do ouro
Ø Portugal sob a égide
do Marquês de Pombal
2o
bimestre
Ø A revolução
Industrial
Ø O Iluminismo
Ø A independência das
treze colônias inglesas
3o
bimestre
Ø A Revolução Francesa
Ø O período napoleônico
4o
bimestre
Ø A independência das
colônias da América Espanhola
Ø Rebeliões na América
portuguesa
Ø A família real no
Brasil
Ø A Independência do
Brasil
Ø Revoltas no Brasil
colonial
VI – AVALIAÇÃO
Serão
feitas através de provas escritas, elaboradas com questões subjetivas e
questões objetivas, aplicadas conforme o calendário escolar preestabelecido.
Serão
avaliados também pela participação em trabalhos, pesquisas, experiências, seminários,
produção em mídias digitais e outras, assim como interesse, assiduidade e
comportamento e ainda pelo desempenho nas atividades diárias.
VII – BIBLIOGRAFIA
Arruda, José Jobson. História Total Brasil: Antiguidade e Idade
média. Ática. 2010.
Campos, Flavio de; Claro, Regina. A Escrita
da História 2. 1ª Ed. São Paulo Escala Educacional, 2010.
Cotrim, Gilberto. História Global: Brasil e
Geral: Volume 2 – 1ª Ed. São Paulo. Saraiva, 2010
Figueira, Divalte Garcia. História, Novo Ensino Médio. Ática. 2010.
Morais, José Geraldo Vinci de. História Geral e do Brasil ens. Médio vol. 2.
1ª Ed. São Paulo. Saraiva 2010.
Neves, Joana. História Geral. Saraiva. 2002
Nenhum comentário:
Postar um comentário