Governo
do Estado da Paraíba - SEC
Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio LILIOSA DE PAIVA LEITE
SIMULADO
DE AVALIAÇÃO GERAL DO 4º BIMESTRE 07/12/2011. 3ª SÉRIE
PORTUGUÊS/MATEMÁTICA/BIOLOGIA/QUÍMICA/FÍSICA/HISTÓRIA/GEOGRAFIA/INGLÊS
Português
1. Sobre um texto dissertativo-argumentativo
é INCORRETO afirmar:
a)
Deve
ser organizado e conter introdução, desenvolvimento e conclusão.
b)
Dever
conter uma tese defendida com argumentos.
c)
Não
é necessário título nem adaptação ao tema proposto.
d)
Não
se deve expor opiniões pessoais, nem temas relacionados à orientação política
ou religiosa.
e)
Não
se deve escrever no espaço fora das linhas dadas para a dissertação, como por
exemplo nas bordas da página.
2. São autores da 2ª fase modernista:
a)
Álvares
de Azevedo e José de Alencar
b)
Graciliano
Ramos e José Lins do Rêgo
c)
Olavo
Bilac e Raimundo Corrêa
d)
Castro
Alves e Alphonsus de Guimarães
e)
Mário
de Andrade e Manuel Bandeira.
3. Na oração “O juiz considerou os recibos e
as escrituras falsos” o adjetivo falsos
está concordando nominalmente com:
a)
tanto
o substantivo recibos quanto o
substantivo escrituras.
b) Apenas com o
substantivo recibos
c)
Apenas
com o substantivo escrituras.
d)
A
oração não está em concordância
e)
N.D.A
4. São obras da 2º fase modernista:
a)
Iracema,
O guarani e Ubirajara.
b)
São
Bernardo, Vidas secas e Fogo morto.
c)
Noite
na Taverna e Espumas Flutuantes.
d)
Dom
Casmuro, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Quincas Borba.
e)
Marília
de Dirceu e Cartas Chilenas.
5.Assinale a alternativa em que há erro de
concordância nominal:
a)
Os
estudos e as propostas dos estrangeiros foram totalmente inadequados.
b)
O
Brasil ainda há de devolver a verba que pediu emprestada.
c)
O
autor não considera oportuno os comentários negativos.
d)
Gostaria
de incerrar essa discussão tola sobre o complexo de inferioridade dos brasileiros
e)
As
mulheres e homens brasileiros não são piores nem melhores que os homens e
mulheres estrangeiros.
Matemática
06. (EM-RJ)
Dividindo-se (2x3 – x2 mx + 8) em que m € R, por
(x + 2) obtém-se o resto igual a (-6). Qual o polinômio que representa o
quociente de divisão de (4x3 – 7x + 3) por (2x – m)?
a) -2x2 +
x + 1
b) 2x2 + 2x
+ 1
c -2x2 +
x – 1
d) x2 +
3x + 1
e) 2x2 -
3x + 1
07. (Fuvest-SP) O
polinômio x4 + x2 – 2x + 6 admite 1 + i como raiz em que i2 = -1. O numero de raízes reais deste polinômio é:
a) 0 b) 1 c)
2 d) 3 e) 4
08.
(Dig.-Ass. Leg.-SP) O resto da divisão de 4x9 + 7x8 + 4x3
+ 3 por x + 1 vale:
a) 0 b) 1 c)
2 d) 3 e) 100
09. (EPCAR-MG) O
resto da divisão do polinômio p(x) = x4 – 2x3 + 2x2
– x + 1 é um numero:
a) impar menor que 5
b) par menor que 6
c) primo maior que 5
d) primo menor que 7
e) primo igual a 100
10. (TAC-SP) Se x €
{-2; -1; 0; 1; 2}, a expressão (x – 2)
(x – 1) x(x + 1) (x + 2) assume:
a) 5 valores
diferentes
b) 4 valores
diferentes
c) 3 valores
diferentes
d) 2 valores
diferentes
e) um único
valor
Biologia
11. (MED. SANTOS) A
"água-viva", por exemplo, do gênero Aurelia, dentro da sistemática
zoológica se relaciona mais intimamente:
a) às esponjas-do-mar(Demospongiae);
b) às anêmonas-do-mar (Anthozoa);
c) aos equinodermas (Echinodermata); (Bryozoa);
d) aos briozóarios (Bryozoa);
e) aos moluscos (Mollusca).
a) às esponjas-do-mar(Demospongiae);
b) às anêmonas-do-mar (Anthozoa);
c) aos equinodermas (Echinodermata); (Bryozoa);
d) aos briozóarios (Bryozoa);
e) aos moluscos (Mollusca).
12. (MED. TAUBATÉ) Coanócitos são:
a) células características dos cnidários;
b) células características dos espongiários (poríferos);
c) formas jovens dos poríferos;
d) células reprodutivas;
e) o mesmo que cnidoblastos.
a) células características dos cnidários;
b) células características dos espongiários (poríferos);
c) formas jovens dos poríferos;
d) células reprodutivas;
e) o mesmo que cnidoblastos.
13. (PUC) Responda
ao teste a seguir, de acordo com o código:
a) Se todas estão corretas.
b) Se apenas I e III estão corretas.
c) Se apenas I e II estão corretas.
d) Se apenas I e IV estão corretas.
e) Se todas estão erradas.
b) Se apenas I e III estão corretas.
c) Se apenas I e II estão corretas.
d) Se apenas I e IV estão corretas.
e) Se todas estão erradas.
I. A alta capacidade de regeneração das esponjas, mostra pequena interdependência e diferenciação de suas células.
II. As esponjas são diblásticas, porque possuem apenas dois folhetos embrionários.
III. As esponjas de banho podem ter esqueleto orgânico.
14. (MED. TAUBATÉ) Invertebrados
fixos, diploblásticos, sem órgãos, com digestão exclusivamente intracelular,
com larva ciliada livre-natante. Trata-se de:
a) Protozoários
b) Equinodermas
c) Espongiarios
d) cnidarios
e) nematelmintos
a) Protozoários
b) Equinodermas
c) Espongiarios
d) cnidarios
e) nematelmintos
15. (UNISA) Espongiários são animais:
a) exclusivamente marinhos;
b) pseudocelomados;
c) diblásticos;
d) triblásticos;
e) com metagênese.
a) exclusivamente marinhos;
b) pseudocelomados;
c) diblásticos;
d) triblásticos;
e) com metagênese.
Química
16. O
Gás natural é usado como combustível para automóveis, e a fração mais leve
resultante do refino do Petróleo. Esse Gás é constituído principalmente de
Metano CH4, cuja combustão completa ocorre conforme a equação.
CH4 +
2O2 ------- CO2 + 2H2O
De
acordo com essa equação, se 8g de metano reagir com oxigênio, à quantidade de
Gás carbônico (CO2 ), liberada na atmosfera será de:
a) 44g b) 11g
c)22g d) 8g e)NDR
17.
Considerando a combustão completa do Metano em um motor de carro, é correto
afirmar:
a) O
oxigênio é o Reagente Limitante
b) O
metano é o Reagente Limitante
c) O
Dióxido de Carbono é o Reagente Limitante
d) O
Metano é o Reagente em excesso
e) O
Oxigênio determina o rendimento da Reação.
18. A
queima incompleta de combustíveis, que se verifica em atmosferas pobre em
Oxigênio, leva a formação de contaminantes ambientais, No Caso da combustão
incompleta de Metano, as Reações que podem ocorrer são representadas pelas
equações não balanceadas I e II a seguir.
( I ) CH4 (g ) +
O2(g) _____ CO2 (g) + H2O(v)
(II )CH4(g) + 02(g)
_____ CO2 (g) + H2O(v)
Para
Balancear as equações I e II as sequências corretas dos coeficientes
estequiométricos são respectivamente:
a)
(1:2,:2.1) e (1:2,2.1)
b)
(1:2,1.2) e (1:2,1.2)
c)
(2:3,2.4) e (1:1,1.2)
d)
(1:3/2, ½.1) e (1/2:1, ½.2)
e)
(1/2:1/2,3/2.1) e (1:1/2,1.1)
19. As
Substâncias comercialmente conhecidas como Soda cáustica (I), água Sanitária
(II) e Barrilha III são utilizadas como produtos de limpezas e na fabricação de
papel. A nomenclatura correta para essas substâncias Respectivamente:
a) Carbonato de Sódio, Hipoclorito de Sódio,
e Hidróxido de Sódio
b) Hipoclorito de sódio, Carbonato de Sódio,
e Hidróxido de sódio
c) Hidróxido de sódio, Hipoclorito de sódio e
Carbonato de sódio
d) Hidróxido de sódio, carbonato de sódio e
hipoclorito de sódio
e) Hipoclorito de sódio, Hidróxido de sódio
Carbonato de sódio
20. Na
reação a seguir:
Al 2 (SO4) 3 _____ AL
+ SO4 não balanceada
Qual
será a massa de alumínio no Produto depois de Balanceada.
a)
37g b) 44g c) 54g
d)84g e)NDR
Física
21.(Vunesp-SP) As estatísticas indicam que o uso do cinto de segurança deve
ser obrigatório para prevenir lesões mais graves em motoristas e passageiros no
caso de acidentes. Fisicamente, a função do cinto está relacionada com a:
a) Primeira
Lei de Newton.
b) Lei de Snell.
c) Lei de Ampère.
d) Lei de Ohm.
e) Primeira Lei de Kepler.
22. Os efeitos do
aquecimento global no Oceano Ártico, no Pólo Norte, podem ser irreversíveis,
afirma pesquisa divulgada pela Academia Nacional de Ciências dos Estados
Unidos. As mudanças climáticas ocorridas nos últimos anos reduziram parte da
camada de gelo que cobre o Ártico, aumentaram a duração dos dias, alteraram o
desenvolvimento de organismos como algas e larvas e criaram novos hábitats. Os
pólos são os primeiros locais do planeta a serem atingidos pelos efeitos das
mudanças climáticas globais.
|
a) Não
é possível solucionar o problema, de acordo com o que está sendo observado na
tira.
b) Aquecendo-se
a tampa de uma garrafa, todo o conjunto (garrafa e tampa) dilata-se igualmente,
o que facilita a retirada da mesma.
c) Aquecendo-se
a tampa de uma garrafa, ela se dilata, a garrafa se contrai, e, assim, a mesma
pode ser retirada com facilidade.
d) Aquecendo-se
a tampa de uma garrafa, o líquido interno se contrai, aumentando a quantidade
de ar dentro da garrafa, e,assim, a mesma pode ser retirada com facilidade.
e) Aquecendo-se a tampa de uma garrafa, apenas ela se dilata
(ogargalo da garrafa é pouco aquecido) e, assim, a mesma pode ser retirada com
facilidade.
24. Durante a aula o professor tecia
considerações sobre a reflexão, a absorção, a reemissão e a transmissão da luz
que incidisse numa superfície. Patrícia, que ouvia atentamente a explanação,
fez a seguinte pergunta: “O que ocorreria se o fenômeno da reflexão deixasse de
existir?” O professor, aproveitando o ensejo, estendeu a pergunta para a classe
e as respostas foram anotadas na lousa:
I. Os espelhos não mais funcionariam.
II. Não poderíamos ver mais as flores
nem a vegetação.
III. A Lua nunca mais poderia ser
vista.
IV. Só os corpos luminosos poderiam
ser vistos.
Com relação às respostas, podemos
dizer que:
a) Apenas I é correta.
b) Todas são corretas.
c) Todas são incorretas.
d) Apenas II e III são corretas.
e) Apenas IV é correta.
25. Na preparação da madeira em uma indústria de
móveis, utiliza-se uma lixadeira constituída de quatro grupos de polias, como
ilustra o esquema ao lado. Em cada grupo, duas polias de tamanhos diferentes
são interligadas por uma correia provida de lixa. Uma prancha de madeira é
empurrada pelas polias, no sentido A → B (como indicado no esquema), ao mesmo
tempo em que um sistema é acionado para frear seu movimento, de modo que a
velocidade da prancha seja inferior a da lixa. O equipamento acima descrito
funciona com os grupos de polias girando da seguinte forma:
|
História
26. A partir do governo
Sarney, foram adotados vários planos econômicos que tentaram controlar o
aumento da inflação no Brasil: (1,0)
A alternativa que apresenta o Plano econômico
adotado no Brasil, após 1985 foi:
a)
Plano Cruzado.
b) Plano de Ação Econômica (PAEG).
c) Plano de Metas.
d) Plano Salte.
e) Plano Verão
27. Das Alternativas
abaixo não correspondem ao texto da constituição promulgada no ano de 1988 no
Brasil.
a)
O reconhecimento dos direitos das minorias.
b) O racismo foi tratado forma menos rigorosa
e sem a devida atenção.
c) Demonstrou claramente uma preocupação com
o meio ambiente.
d) Apresentou avanços significativos nas
relações trabalhistas no sentido do trabalhador.
28. Sobre O Plano Real,
assinale a alternativa correta.
a) Foi implantado no governo de Fernando
Collor de Melo.
b) Foi obra do então presidente Fernando
Henrique Cardoso.
c) Iniciou-se no governo de Itamar Franco.
d) Diminuiu a inflação e aumentou a
quantidade de empregos.
29. O governo FHC ficou marcado por varias ações,
qual das alternativas podemos marcar como verdadeira:
a)
um forte nacionalismo e rompimento com o FMI
b)
uma política internacional independente
c)
um ritmo forte de privatizações d estatais
d)
não teve problemas com denuncias de corrupção
e)
não apoiou a proposta de reeleição no Brasil
30. No governo Lula o
Brasil apresentou mudanças políticas públicas marcantes, nas quais podemos
destacar:
a) apoio a políticas afirmativas em favor de
negros e outras minorias
b) apoio a homofobia e combate ao
homossexualismo
c) desencorajou a reforma agrária e algumas
lutas sociais
d) teve problemas na economia e no desemprego
por falta de uma política monetária
e) esteve livres de problemas de corrupção e
abusos por assessores
Geografia
31. O objetivo da perestroika, encabeçada por
Mikhail Gorbatchev, foi :
a) melhorar o desempenho da economia, matendo
o Estado centralizado.
b) aumentar o poder militar soviético com
maiores investimentos.
c) introduzir na economia soviética a
concorrência e o lucro, banidos pela revolução socialista.
d) aumentar o poder econômico.
32. A bipolarização do mundo, ocorrida após a
segunda Guerra Mundial, deve ser entendida como:
a) uma disputa pela liderança do mundo entre
os países vencedores (França, Grã-Bretanha, Estados Unidos e Itália) e os
países vencidos, liderado pela União Soviética.
b) aparecimento do capitalismo e do
socialismo.
c) disputa entre os Estados Unidos,
representando o capitalismo, e a União Soviética, representando o socialismo,
pela liderança do mundo.
d) confronto entre as potências do pró-Guerra,
os Estados Unidos e União Soviética, e os países pobres do mundo.
33. (UF -Uberlândia) Na questão abaixo,
marque:
a) se apenas a alternativa I for correta.
b) se as alternativas I e II forem corretas.
c) se as alternativas I e III forem corretas.
d) se as alternativas II e III forem corretas.
e) se todas as alternativas forem corretas.
Quanto às atividades econômicas brasileiras,
pode-se afirmar que:
I – A presença de matérias-primas e de
recursos energéticos são dois importantes
fatores de localização industrial que se aliam também aos incentivos fiscais
concedidos por Estados e municípios.
II- Os sistemas ferroviário, muito
desenvolvidos e incentivados como transportes de carga pesada, reduzem
consideravelmente o consumo de derivados
do petróleo.
III – A importação do petróleo, de alto valor
comercial, e a exportação de produtos
primários, de baixo valor no mercado internacional, provocaram grandes déficit
na balança comercial brasileira.
34. (UCBA) Cerca de 80% da potência instalada
em nossas usinas provem de geradores hidráulicos. Para esse total, os rios que
oferecem maior contribuição são:
a) Amazonas e São Francisco.
b) Paraguai e Uruguai.
c) Paraná e São Francisco.
d) Tocantins e Tietê.
35. A respeito dos países denominados de
“Tigres Asiáticos”, pose-se afirmar que:
a) Desenvolveram-se por meio de iniciativas
governamentais que ora se utilizaram
do liberalismo econômico, ora do intervencionismo estatal,
b) Desenvolveram-se com o objetivo de
conquista mercados,
c) Desenvolveram-se com a intensa
militarização do trabalho,
d) As alternativas a e b estão corretas
e) As três alternativas estão corretas
Inglês
36. Sobre o plural das substantivos em inglês,
é correto afirmar:
a) Os substantivos em inglês não vão para o
plural;
b) Não existe regras para se fazer o plural
dos substantivos em inglês, são todas irregulares;
c) Normalmente se acrescenta um s ao
substantivo para se fazer o plural em inglês;
d) Substantivos compostos em inglês não vão
para o plural;
e) Substantivos terminados em s não vão
para o plural.
37. Para os substantivos terminados em X, o
plural é feito:
a) acrescentando um s ao substantivo;
b) acrescentando es ao substantivo;
c) acrescentando ies ao substantivo;
d) acrescentando yes ao substantivo;
e) todas as alternativas etão corretas.
38. A forma correta de plural dos substantivos
“wife”, “life” e “ knife” é:
a) wives, lives, knives;
b) wifes, lifes, knifes;
c) wifeses, lifeses, knifeses;
d) wives, liveis, kniveis;
e) wifys, livys, knifys.
39. Sobre o plural dos substantivos compostos
é correto afirmar:
a) Apenas o 1º substantivo vai para o plural;
b) Apenas o 2º substantivo vai para o plural;
c) os 2 substantivos vão para o plural;
d) nenhum dos substantivos vai para o plural;
e) nenhuma das alternativas está correta.
40. Sobre os substantivos terminados em y
antecedido de vogal é correto afirmar:
a) O plural se faz acrescentando um s;
b) O plural se faz acrescentando um es;
c) O plural se faz trocando o y por i
e acrescentando es;
d) Esses substantivos não vão para o plural;
e) Nenhuma das alternativas está correta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário