Governo
do Estado da Paraíba - SEC
Escola
Estadual de Ensino Fundamental e Médio LILIOSA DE PAIVA LEITE
SIMULADO
DE AVALIAÇÃO GERAL DO 4º BIMESTRE 07/12/2011. 9ª ano A
PORTUGUÊS/MATEMÁTICA/CIÊNCIAS/HISTÓRIA/GEOGRAFIA/INGLÊS
Língua Portuguesa
Soneto
da Fidelidade (Vinícius de Morais)
E tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meus pensamentos
E tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meus pensamentos
Quero
vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E em seu louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim quando mais
tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do
amor (que tive)
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure
1. Marque
o nome que recebe este tipo de verso, Considerando o número de silabas poéticas
deste verso.
a)Decassílabos
b)Alexandrinos
c)redondilha menor
d)redondilha maior
e)verso
livre
2. Marque
a opção correta
a)o poema
tem 12 versos b)o
poema tem 10 versos c)o poema tem 8 versos
d)o poema tem 7 versos e)o
poema tem 14 versos
3. Qual o esquema de
rimas empregadas no poema?
a)ABCD,
ABBA, ACB, ACD b)ABBA,
ABBA, CDE, DEC c)ABBA, CBBA, CDE, DCE d)AABB, AABB, CCD, ECD e)ABBC,
AABB, CDE,ECD
a)prefixal, sufixal,
parassintética b)prefixal-sufixal,
parassintética, prefixal c)parassintética,
sufixal, regressiva d)prefixal-sufixal, prefixal, parassintética e)sufixal,
prefixal, imprópria
5. Qual o
tipo de composição que ocorre em: vinagre, passatempo, pontiaguda, embora, são
respectivamente:
a)aglutinação,
justaposição, aglutinação, justaposição
b)justaposição, aglutinação, justaposição, aglutinação c)aglutinação,
justaposição, aglutinação, aglutinação
d)aglutinação, aglutinação, aglutinação, justaposição
e)justaposição, justaposição, justaposição, aglutinação
Matemática
6. Dada a função real
y = 3x – 2, a imagem da função quando
x = 1 é:
a) -4 b) 4 c)
-5 d) 3 e) -2
7. A reta do gráfico
da função real y = 2x não passa e, (0,0), a essa função podemos chamar de :
a) função afim
b) função linear
c) função constante
d) função negativa
e) Nenhuma das
alternativas
8. O delta da equação
x4 – 13x2 + 36 = 0 vale:
a) 35 b) 25 c)
64 d) 121 e) 15
9. Os
quadrantes do plano cartesiano são contáveis no sentido:
a)
positivo
b)
negativo
c)
horário
d) anti
horário
e) Nenhuma das
alternativas
10. O gráfico
real y = -2x + 5 passa por:
a) 2º e 4º quadrantes
b) 1º e 3º quadrantes
c) 1º e 2º quadrantes
d) 2º e 3º quadrantes
e) Nenhuma das
alternativas
Ciências
11.
Qual a fórmula molecular do Carbonato de Cálcio:
a) CaO b) CaNCO c)
CaCO3
d) KC aO2 e)
Ca(OH)2
12. Na Reação Fe (NO3)3
_____ Fe + 3NO3, que tipo de Reação é:
a)
Simples troca b) Análise c) Síntese
d) Deslocamento e)
Dupla troca.
13. Na Reação CaCO3
______CaO+ CO2, que tipo de
Reação é:
a)
Análise b) Dupla troca c)
Síntese
d) Simples troca e)
Deslocamento.
14. Qual a nomenclatura oficial do CaCℓ2 é:
a)
Cloreto de Cálcio b) Cloreto de
Carbono
c)
Cloreto de cobre d)
Cloreto de cobalto
e)
Cloreto de fósforo.
15. Na Reação a Seguir Cu
+ H2SO4_____ CuSO4 + H2O
essa reação é do tipo:
a)
Simples troca b) Análise c) Dupla troca
d) Decomposição e) N.D.R.
História
16. A partir do governo Sarney, foram
adotados vários planos econômicos que tentaram controlar o aumento da inflação
no Brasil: (1,0)
A alternativa que apresenta o Plano econômico
adotado no Brasil, após 1985 foi:
a)
Plano Cruzado.
b) Plano de Ação Econômica (PAEG).
c) Plano de Metas.
d) Plano Salte.
e) Plano Verão
17. Das Alternativas abaixo não correspondem
ao texto da constituição promulgada no ano de 1988 no Brasil.
a)
O reconhecimento dos direitos das minorias.
b) O racismo foi tratado forma menos rigorosa
e sem a devida atenção.
c) Demonstrou claramente uma preocupação com
o meio ambiente.
d) Apresentou avanços significativos nas
relações trabalhistas no sentido do trabalhador.
18. Sobre O Plano Real, assinale a
alternativa correta.
a) Foi implantado no governo de Fernando
Collor de Melo.
b) Foi obra do então presidente Fernando
Henrique Cardoso.
c) Iniciou-se no governo de Itamar Franco.
d) Diminuiu a inflação e aumentou a
quantidade de empregos.
19.
O governo FHC ficou marcado por varias ações, qual das alternativas podemos
marcar como verdadeira:
a)
um forte nacionalismo e rompimento com o FMI
b)
uma política internacional independente
c)
um ritmo forte de privatizações d estatais
d)
não teve problemas com denuncias de corrupção
e)
não apoiou a proposta de reeleição no Brasil
20. No governo Lula o Brasil apresentou
mudanças políticas públicas marcantes, nas quais podemos destacar:
a) apoio a políticas afirmativas em favor de
negros e outras minorias
b) apoio a homofobia e combate ao
homossexualismo
c) desencorajou a reforma agrária e algumas
lutas sociais
d) teve problemas na economia e no desemprego
por falta de uma política monetária
e) esteve livres de problemas de corrupção e
abusos por acessores
Geografia
21.Observe a charge abaixo:
A charge apresentada, além de lembrar os tristes
acontecimentos ocorridos há vinte e cinco anos, após o acidente na usina
termonuclear de Chernobyl, na Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão
presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu
continuam a causar preocupação em escala mundial. Recentemente ocorreu um
acidente nuclear, que, de certa forma, trouxe a tona a discussão acerca do uso
da energia nuclear, através de protestos em várias partes do mundo. Esse novo
acidente nuclear ocorreu
a) na França, ocasionado por ataques
terroristas.
b) na Alemanha, em virtude do alto consumo de
energia elétrica.
c) no Japão, onde ocorreram várias explosões, em
virtude dos terremotos e tsunamis que atingiram este país.
d) na Alemanha, ocasionado por protestos de
defensores do meio ambiente.
22) Observe a charge:
A chuva ácida é um problema ambiental que afetam muitos países
do mundo, como também no continente europeu. A chuva ácida na Europa, além de
problemas de saúde, como retratado na imagem acima, causa
a) o surgimento de novas florestas, substituindo as devastadas.
b) corrosão de peças de arte expostas ao ar livre e a morte de
florestas inteiras
c) uma maior produtividade agrícola, satisfazendo aos anseios de
seus proprietários.
d) a diminuição de gases poluentes na atmosfera.
23) Apesar do elevado nível de desenvolvimento econômico e
tecnológico que caracteriza o continente europeu, existem fortes contrastes
entre os diferentes países e regiões. Dentre os níveis de desenvolvimento
elevado, intermediário e fraco, podemos destacar corretamente que:
a) a Inglaterra, a França e a Itália, apresentam fraca
industrialização, enquanto que Portugal e Espanha têm um desenvolvimento
bastante elevado.
b) Itália, Portugal e Espanha se caracterizam por apresentar um
menor desenvolvimento industrial, enquanto que Inglaterra, França e Alemanha
estão entre os países mais desenvolvidos.
c) os países do Leste Europeu e os países do Cáucaso apresentam
fraca industrialização, da mesma forma que Inglaterra, Portugal e França.
d) Itália Portugal e França tem uma agricultura bem tradicional,
porém tem um desenvolvimento industrial superior a Inglaterra, França e Alemanha.
24) Uma das mais famosas construções do mundo encontra-se na França,
onde muitas pessoas sonham em conhecê-la. Estamos falando
a) da Estátua da Liberdade.
b) do Bing Bang.
c) da Torre Eiffel.
d) do Cristo Redentor.
25) A Industrialização surgiu na Europa. O país pioneiro na
Revolução Industrial , no meados do Seculo XVIII foi
a) Portugal.
b) França
c) Itália
d) Inglaterra
Inglês
26. Os pronomes interrogativos where, whose e Who, significam
respectivamente:
a) quem, quando, onde
b) onde, de quem, quem
c) quando, de quem, quem
d) quem, onde, quando
e) qual, quem, de quem
27. O pronome interrogativo when, é usado para:
a) perguntar o nome de alguém
b) perguntar sobre a idade de alguém
c) perguntar onde determinados fatos acontecem, aconteceram ou acontecerão
d) perguntar quando determinados fatos acontecem, aconteceram ou
acontecerão
e) perguntar a quem pertence determinada coisa
28. Quando se quer saber a idade de alguém se faz a pergunta
usando:
a) what b) how
many c) how old d) who e)why
29. O pronome interrogativo “how many” é usado para:
a) perguntar sobre a idade das pessoas
b) perguntar sobre profissões e ocupações
c) perguntar sobre quantidade coisas que se pode contar
d) perguntar sobre quantidade de coisas que não se pode contar
e) perguntar pelo nome das pessoas
30. Qual o pronome abaixo pergunta sobre a quantidade de coisas
que não se pode contar:
a) how far b) how mueh c) how mony d) how e) how old
Nenhum comentário:
Postar um comentário