Escola
Esatual Liliosa de Paiva Leite
Avaliação
do 1º bimestre de História – Prof. Rui - 2ª Série
Aluno:
____________________________________ nota: __________
a
. (x) As bandeiras de
apresamento foram criadas para capturar índios e escravizá-los.
b
. ( ) As bandeiras paulistas foram mal sucedidas, pois muitos
índios aprisionados eram soltos pelos padres depois.
c
. (x) As missões contribuíram para a colonização do interior,
por ser bem sucedidas em suas atividades.
d.
( x) As missões além de ensinarem a atividade agrícola,
ensinavam os índios a ser grandes comerciantes.
2a)
Assinale à
alternativa incorreta
sobre como funcionava
as monções no Brasil.
a
. (X) Serviram para
abastecer as áreas de garimpo no interior do Brasil.
b. ( ) Desbravaram as matas e florestas, com homens armados, abrindo
estradas.
c.
(X) As monções evoluíram para frotas de comércio anuais,
reunindo muitas embarcações.
3a)
Faça a correspondência:
- Bandeiras (2) Utilizaram-se dos rios.
- Monções (1) Foram criadas para aprisionar os índios
- Missões (4) Local onde se desenvolveu a mineração
- Minas (3) Reduções para catequizar índios
4a)
Marque V
para as frases verdadeiras e F
para as frases falsas:
(F) Por causa das riquezas da floresta amazônica, a região Norte
era extremamente cobiçada por colonos da França, Inglaterra e
Holanda.
(F) O Brasil não teve problemas nas suas fronteiras, pois seus
limites foram logo bem definidos.
(V) Nas missões os padres utilizaram os índios para coletarem
produtos naturais, conhecidos como drogas do sertão.
Leia
o texto abaixo e responda a questão 5:
“Os
escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho. Sem eles no
Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter
engenho. Por isso, é necessário comprar a cada ano alguns escravos
e reparti-los pelas roças e demais locais de serviço.
Uns
escravos chegam ao Brasil muito rudes e fechados e assim continuam
por toda a vida. Outros, em poucos anos, ficam ladinos e espertos.
Aprendem a doutrina cristã, constroem barcos, levam recados e fazem
qualquer trabalho. As mulheres escravas trabalham com a foice e a
enxada, como os homens.
Os
escravos, que desde novos trabalham numa única fazenda, não é bom
que os retirem porque facilmente se entristecem e morrem.” [...].
ANTONIL
Cultura
e opulência do Brasil, 1711.
5a)
“Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho”. Qual
o sentido dessa frase? Como o autor justifica sua afirmação?
R. Devido ao sistema escravista o uso da mão-de-obra do negro africano utilizado como escravo no Brasil tornou os proprietários de engenho e senhores poderosos da sociedade colonial dependentes destes trabalhadores.
6a)
Assinale as frases que explicam o funcionamento da economia e
da sociedade açucareira:
a. (X) Portugal implantou no Brasil a produção
açucareira em latifúndios com trabalho escravo.
b. (X) A sociedade colonial era patriarcal, e os senhores de engenho
detinham todo poder sobre a família.
c. ( ) Os escravos eram considerados simples mercadorias e não
tinham nenhum di. reito, nem à vida.
d.
( ) A instalação de um engenho não exigia muito capital, pois
os lucros das vendas cobriam todas as despesas.
7a)
Assinale a alternativa
incorreta sobre
como funcionava o sistema colonial no Brasil.
a. ( ) Os
latifundiários dependiam da importação de artigos europeus.
b.( ) O açúcar era exportado para Portugal; e o fumo era trocado,
na África, por escravos negros.
c.(X) A maior parte da população americana era extremamente rica.
8a)
Faça a correspondência:
- Casa-grande (2) Ficava bem perto da casa-grande
- Capela (1) Residência do senhor
- Senzala (4) Local onde se fabricava o açúcar
- Engenho (3) Residência dos escravos
9a)
Marque V
para as frases verdadeiras e F
para as frases falsas:
(V) No final do século XVI, o governo francês intensificou seus
esforços para se instalar na América.
(V) A Holanda tentou controlar as áreas produtivas de açúcar, no
Nordeste brasileiro.
(F) Para se estabelecerem no local, os franceses atacaram e mataram
os índios potiguares.
10a)
Quanto tempo durou o domínio holandês no Brasil? E quais sua
principais ações?
R. Durou 24 anos (1630-1654), realizou ações importantes como o financiamento da produção de açúcar para os senhores de engenho em dificuldades do Nordeste, reubanizou e investiu nas cidades de Recife, Olinda, Frederica trazendo grandes inovações, praticou a tolerância religiosa e trouxe artistas para incentivar a cultura na região.
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