sexta-feira, 27 de abril de 2012

Avaliação 1º bimestre de história da 2ª série corrigida




Escola Esatual Liliosa de Paiva Leite

Avaliação do 1º bimestre de História – Prof. Rui - 2ª Série
Aluno: ____________________________________ nota: __________

 
1a) Assinale as frases que explicam o funcionamento das bandeiras e missões no Brasil:
a . (x) As bandeiras de apresamento foram criadas para capturar índios e escravizá-los.
b . (  ) As bandeiras paulistas foram mal sucedidas, pois muitos índios aprisionados eram soltos pelos padres depois.
c . (x) As missões contribuíram para a colonização do interior, por ser bem sucedidas em suas atividades.
d. ( x) As missões além de ensinarem a atividade agrícola, ensinavam os índios a ser grandes comerciantes.

2a) Assinale à alternativa incorreta sobre como funcionava as monções no Brasil.
a . (X) Serviram para abastecer as áreas de garimpo no interior do Brasil.
b. ( ) Desbravaram as matas e florestas, com homens armados, abrindo estradas.
c. (X) As monções evoluíram para frotas de comércio anuais, reunindo muitas embarcações.
3a) Faça a correspondência:
  1. Bandeiras   (2) Utilizaram-se dos rios.
  2. Monções    (1) Foram criadas para aprisionar os índios
  3. Missões      (4) Local onde se desenvolveu a mineração
  4. Minas         (3) Reduções para catequizar índios
4a) Marque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:
(F) Por causa das riquezas da floresta amazônica, a região Norte era extremamente cobiçada por colonos da França, Inglaterra e Holanda.
(F) O Brasil não teve problemas nas suas fronteiras, pois seus limites foram logo bem definidos.
(V) Nas missões os padres utilizaram os índios para coletarem produtos naturais, conhecidos como drogas do sertão.

Leia o texto abaixo e responda a questão 5:
“Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho. Sem eles no Brasil não é possível fazer, conservar e aumentar fazenda, nem ter engenho. Por isso, é necessário comprar a cada ano alguns escravos e reparti-los pelas roças e demais locais de serviço.
Uns escravos chegam ao Brasil muito rudes e fechados e assim continuam por toda a vida. Outros, em poucos anos, ficam ladinos e espertos. Aprendem a doutrina cristã, constroem barcos, levam recados e fazem qualquer trabalho. As mulheres escravas trabalham com a foice e a enxada, como os homens.
Os escravos, que desde novos trabalham numa única fazenda, não é bom que os retirem porque facilmente se entristecem e morrem.” [...].
ANTONIL
Cultura e opulência do Brasil, 1711.
5a) “Os escravos são as mãos e os pés do senhor de engenho”. Qual o sentido dessa frase? Como o autor justifica sua afirmação?
R. Devido ao sistema escravista o uso da mão-de-obra do negro africano utilizado como escravo no Brasil tornou os proprietários de engenho e senhores poderosos da sociedade colonial dependentes destes trabalhadores.
6a) Assinale as frases que explicam o funcionamento da economia e da sociedade açucareira:
a. (X) Portugal implantou no Brasil a produção açucareira em latifúndios com trabalho escravo.
b. (X) A sociedade colonial era patriarcal, e os senhores de engenho detinham todo poder sobre a família.
c. ( ) Os escravos eram considerados simples mercadorias e não tinham nenhum di. reito, nem à vida.
d. ( ) A instalação de um engenho não exigia muito capital, pois os lucros das vendas cobriam todas as despesas.

7a) Assinale a alternativa incorreta sobre como funcionava o sistema colonial no Brasil.
a. (  ) Os latifundiários dependiam da importação de artigos europeus.
b.( ) O açúcar era exportado para Portugal; e o fumo era trocado, na África, por escravos negros.
c.(X) A maior parte da população americana era extremamente rica.
8a) Faça a correspondência:
  1. Casa-grande  (2) Ficava bem perto da casa-grande
  2. Capela          (1) Residência do senhor
  3. Senzala         (4) Local onde se fabricava o açúcar
  4. Engenho        (3) Residência dos escravos
9a) Marque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas:
(V) No final do século XVI, o governo francês intensificou seus esforços para se instalar na América.
(V) A Holanda tentou controlar as áreas produtivas de açúcar, no Nordeste brasileiro.
(F) Para se estabelecerem no local, os franceses atacaram e mataram os índios potiguares.

10a) Quanto tempo durou o domínio holandês no Brasil? E quais sua principais ações?

R. Durou 24 anos (1630-1654), realizou ações importantes como o financiamento da produção de açúcar para os senhores de engenho em dificuldades do  Nordeste, reubanizou  e investiu nas cidades de Recife, Olinda, Frederica trazendo grandes inovações, praticou a tolerância religiosa e trouxe artistas para incentivar a cultura na região.

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