sábado, 16 de junho de 2012

Acompanhar lição de casa do filho facilita o aprendizado


Segundo a psicóloga Cláudia Valéria, supervisora do Ensino Fundamental I, no Colégio Motiva, os adultos devem acompanhar os momentos da lição de casa das crianças até que elas criem autonomia suficiente para gerenciar sozinhos, a vida de estudante. “Além do trabalho realizado na escola, os filhos precisam do suporte dos familiares para desenvolver, gradualmente, uma postura de estudante”, afirmou.

A supervisora alerta que parece simples acompanhar a escolaridade das crianças pelas atividades que elas costumam levar para casa, mas nem sempre é assim. “Muitas vezes, é no momento de realização das tarefas que surgem conflitos, trazendo inquietação e ansiedade para pais e os filhos. O importante é ensiná-los a desenvolver segurança e autoconfiança para executar as atividades, de maneira que, muito em breve, eles as farão sozinhos”, explicou.

Antes de adquirir convencionalmente a leitura e a escrita não há o que contestar: a criança necessita que um adulto leia os enunciados para ela. Entretanto, ler é importante, mas deve-se tentar deixar que o estudante descubra o que deve fazer, estimulando-o, não fazendo por ele a tarefa.

“As atividades são feitas considerando o aluno em questão, portanto, os pais não devem subestimar a inteligência dos filhos. Caso haja alguma dúvida, deve-se ajudar na compreensão do que for preciso, sempre com a intenção de levá-las a pensar sozinhas”, completou Cláudia.

A psicóloga frisa que os exemplos e ensinamentos dos adultos ajudam os alunos a conquistar a independência com responsabilidade. “A família pode orientar com relação a organização da mochila, a manter um horário regular de estudo, supervisionando o acesso a TV, computadores e celulares e auxiliá-los a reflexão e autoavaliação sobre suas produções”, disse Cláudia.

 

Confira abaixo algumas dicas do que fazer e como fazer para melhor orientar os filhos:

 

Melhor horário

O melhor horário para o estudo é o que a criança esteja mais disposta, ou seja, sem sono ou fome. Também é importante definir o mesmo horário todos os dias, para que a criança se acostume com essa rotina.

Cuidados com o ambiente

O local de estudo pode ser uma mesa no quarto, na sala ou na cozinha, mas longe do sofá e da cama. Estabeleça que a lição seja feita sempre no mesmo lugar, onde não existam reforçadores concorrentes como TV ligada, som, videogame ou alguém brincando ao lado.

É importante acompanhar

Outro ponto importante para que a criança sinta prazer em fazer a lição de casa é ter alguém que a auxilie, para que esse momento seja agradável. Pode ser a mãe ou o pai.

Erros são aceitos

Também é legal que a criança tenha a possibilidade de errar e acertar. Não critique demais os erros dos pequenos, pois eles são necessários para que a criança aprenda o certo. Seja carinhoso, explique com paciência. Lembre-se de elogiar quando ela acertar.

Atenção para dificuldades de aprendizado

Os pais devem ficar atentos quando, mesmo com todos os métodos seguidos, a criança não consiga se concentrar. Não aprenda com os erros, nem por exclusão, dedução ou entendimento. Se isso acontecer é importante pedir uma atenção para a escola e para profissionais especializados para ver se está tudo certo com seu pequeno.

Para as mães que trabalham fora

Caso a mãe ou o pai não possam acompanhar quando a criança faz a lição, é importante definir o local e o horário e retomar o que foi feito no momento em que chegar a sua casa. Tente perceber se a lição foi feita com dedicação.

Por Alina Rafaela Da Ascom do Colégio Motiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário