sexta-feira, 15 de junho de 2012

Governo certifica 4 usinas de cana da Paraíba por melhorar suas práticas trabalhistas

Quatro empresas de cana de açúcar da Paraíba serão agraciadas no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (14), às 11 horas, pela Presidente Dilma Roussef, com o Selo “Empresa Compromissada”, concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional às empresas do setor consideradas cumpridoras de todas as boas práticas empresariais e trabalhistas.

“O país vai saber que na Paraíba não existe mais o uso de trabalho escravo ou degradante na cadeia produtiva do setor sucroenergético”, afirmou Edmundo Coelho Barbosa, presidente do Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool e do Açúcar da Paraíba (SINDALCOOL/PB).

As empresas paraibanas, que durante todo o ano passado foram auditadas e aprovadas segundo as regras estabelecidas no Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar, são as seguintes: Japungu Agroindustrial (Santa Rita), Monte Alegre (Mamanguape), Miriri Alimentos e Bionergia (Santa Rita) e Giasa –LDC SEV (Pedras de Fogo).

De acordo com Edmundo Barbosa, o selo foi criado para identificar e reconhecer positivamente a empresa, por suas ações em benefício do trabalhador manual na cana-de-açúcar. Sua concessão, segundo o Presidente do Sindalcool/PB, visa estimular a ética positiva, ou seja, as boas práticas empresariais, e não confere à empresa que o recebe qualquer vantagem no âmbito governamental ou comercial.

Ainda de acordo com Edmundo Barbosa, este reconhecimento, durante o evento da Conferência Rio + 20, sinaliza para o mundo que “aqui no Brasil é possível conciliar crescimento econômico, inclusão social e proteção ambiental”.  Segundo ele, a maior parte do setor já vinha tratando tema com seriedade, mas sempre houve contestação por parte da comunidade internacional. “Não poderia ter momento mais adequado para o setor produtivo dar esta resposta de comprometimento com a melhoria das condições de trabalho das pessoas e disseminar as melhores práticas trabalhistas e ambientais”, completou.

Hoje o setor sucroenergético da Paraíba emprega aproximadamente 60 mil trabalhadores diretos e indiretos e 25% da safra, é feita através da mecanização. “O nosso maior gargalo é a qualificação profissional dos nossos trabalhadores”, alertou Barbosa, que cobra medidas para elevar a competitividade da indústria de etanol e a redução de impostos cobrados sobre os investimentos para a ampliação da produção de álcool.

O certificado é fruto do compromisso nacional para aperfeiçoar as condições de trabalho no setor sucroalcooleiro assinado em junho de 2009 após negociações entre o governo, empresas e sindicalistas. A adesão das empresas é voluntária, e o selo é concedido depois de as empresas passarem por auditorias independentes. Caso a empresa deixe de cumprir o acordo, o certificado pode ser cassado por uma comissão criada para monitorar o assunto. O compromisso visa ainda garantir o uso de equipamentos de segurança e promover a qualificação dos trabalhadores que atuam no cultivo da cana.

Processo de Certificação
Conforme a Resolução nº 1, de 23/05/2012, que dispõe sobre o mecanismo de reconhecimento das empresas, o processo de outorga do Selo é iniciado com requerimento da empresa de cana-de-açúcar à Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso, que avalia o pedido com base em um relatório de verificação produzido por auditoria independente, para saber se todos os itens acordados no Compromisso estão sendo cumpridos pela empresa solicitante. A outorga ocorre após aprovação unânime dos membros presentes à reunião da Comissão.

Apenas a unidade empresarial agraciada pode usar o Selo, sendo vedada sua utilização pelo grupo econômico a que ela pertença ou por outra unidade empresarial do mesmo grupo. Caso a empresa detentora do Selo descumpra o Compromisso, ela poderá perder o direito de utilizá-lo junto à sua imagem, em seus produtos e em seus materiais corporativos.

O Compromisso Nacional da Cana-de-Açúcar será prorrogado até abril de 2013. Nessa nova etapa, além de dar continuidade à implementação das diretrizes já acordadas, a Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação pretende negociar novas medidas que visem aprimorar ainda mais as condições dos trabalhadores. “Trata-se de um processo de evolução, mas já pudemos notar melhorias importantes na relação entre trabalhadores e empresas, desde que o Compromisso começou a ser implementado”, resume o assessor especial José Lopez Feijóo, que coordena o assunto no âmbito da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar – O Compromisso foi firmado pelo governo federal e entidades de trabalhadores e de empresários do setor sucroenergético em junho de 2009, após um processo de diálogo iniciado em 2008. Esse acordo é integrado por diversas iniciativas, tais como a garantia das empresas em contratar diretamente os trabalhadores, eliminando a figura do atravessador ou “gato”; a transparência na aferição da produção; e medidas voltadas para a promoção da saúde e da segurança dos trabalhadores. Por parte do governo federal, o Compromisso prevê a implementação de políticas públicas relativas à educação, saúde e geração de emprego e renda, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário