Sexta, 06 de Maio de 2011 11h09
Por Istephany Costa, do Diário da Borborema
Agora é oficial, para o temor dos 20 mil estudantes espalhados pelos oito campi da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A greve dos professores foi deflagrada na manhã de quinta-feira, dia 5, em assembleia geral realizada em Campina Grande, onde 111 profissionais sindicalizados votaram pela paralisação imediata das atividades, contra 74 que se apresentaram contrários a medida. Apesar das negociações entre a reitoria e o governo estadual terem sido favoráveis, a decisão pela adesão a greve, iniciada pelos servidores técnico-administrativos no último dia 27, foi a alternativa tomada pelo corpo docente até que os termos firmados no acordo sejam apresentados em documento oficial.
De acordo com José Cristovão de Andrade, presidente da Associação dos Docentes da UEPB (Aduepb), a greve por parte dos docentes teve votação acirrada, visto que a diferença entre os favoráveis a adesão imediata e os contrários foi de apenas 37 votos, dos 185 votantes. "Um total de 74 professores decidiram votar contra a greve, porque a negociação com o estado apresentou resultados favoráveis. Mas a vontade da maioria foi respeitada, e a greve foi deflagrada. Os professores exigem o cumprimento dos termos do acordo em um documento formal. O sindicato está aberto a continuidade do diálogo e da negociação", declarou.
A decisão de greve pela categoria foi uma surpresa para a reitora Marlene Alves, que garantiu que as negociações realizadas na noite da última quarta-feira foram bastante satisfatórias. "Todas as nossas exigências foram atendidas e a reunião foi bastante positiva. Até o momento não fui comunicada sobre a razão da greve por parte dos professores e não entendo a decisão tomada. Na reunião, o governo se comprometeu a efetuar o pagamento do duodécimo referente ao mês de dezembro e garantiu que irá reajustar o repasse deste ano. Fiquei surpresa com a posição dos professores. Agora as negociações serão entre a reitoria e as categorias", afirmou a reitora.
Durante a reunião com a reitora Marlene Alves, o governador Ricardo Coutinho reafirmou o compromisso com a instituição sob forma de parcerias e investimentos. "Nós respeitamos e defendemos a autonomia da UEPB, que é a universidade da Paraíba e patrimônio da nossa terra. Nosso compromisso com a UEPB é verdadeiro; para nós, o que importa é o crescimento da instituição", destacou o governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário