Aplicativo para iPad teve 9 mil downloads em três meses.
Ver o filho de 10 anos carregando todos os
dias a mochila pesada com o material escolar fez uma promotora de
Justiça e um advogado se tornarem empreendedores em soluções de tecnologia,
investindo numa área bem distinta da formação em direito. Maria Juliana
de Brito Santos Moysés e seu marido Luiz Antônio Moysés Junior,
preocupados com as reclamações do filho João Victor, resolveram pensar
num aplicativo para o iPad do garoto que substituísse os cadernos. A
ideia vingou e hoje é usada por toda a família, até pela pequena Maria
Fernanda, de 7 anos.
O casal que vive em Moramos em Nova Lima, cidade vizinha a
Belo Horizonte (MG), bateu na porta da IDS Tecnologia, maior parceira
Apple do Brasil,
e encomendou o aplicativo, que a empresa mineira desenvolveu em cerca
de 90 dias. Disponível para download por qualquer pessoa na Apple Store
desde janeiro, o Studying Pad já é o sétimo mais baixado na categoria
educação na loja virtual. A versão gratuita vem com dois cadernos, mas o
estudante pode comprar a extensão com pacotes de até oito cadernos.
“Em três meses já foram mais de 9 mil downloads. Pedimos para criarem
também uma versão em inglês. O Brasil é o maior usuário, em segundo
lugar vêm os EUA. Canadá, Inglaterra e Portugal também já aderiram ao
aplicativo”, comemora Juliana, empreendededora de primeira viagem.
Ela afirma que ainda este ano o aplicativo será desenvolvido para Android.
Juliana explica que os cadernos são muito funcionais, têm
agenda sincronizada com o horário das aulas, cronograma de aulas,
possibilidade de inclusão de fotos,
aplicativo para desenhos, digitação por toque ou por teclado conectado
via Bluetooth. O estudante pode ainda imprimir ou exportar o conteúdo em
formato PDF para compartilhar as aulas com outros colegas.
Ela lembra que o aplicativo serve para alunos de todas as categorias -
do ensino fundamental até concurseiros - ou para qualquer pessoa que
goste de ter seus textos organizados e arquivados. Ela mesma tem
cadernos do Studying Pad para suas receitas.
“O aluno marca na agenda o dia e o horário da aula de
matemática e o aplicativo, naquela hora, já abre o caderno de
matemática. O aplicativo permite imprimir e enviar por e-mail. Tem ainda
um sistema de busca por palavra”, explica Juliana.
A empreendedora já recuperou 8% do investimento que fez ao encomendar
o aplicativo – ela ganha da Apple um percentual a cada download feito.
Juliana explica que pagou à IDS um preço que considerou justo pelo
desenvolvimento do produto e disse que o investimento, que não revelou, é
acessível a qualquer família de classe média.
“A gente apostou. Não entendemos nada disso. Levamos a ideia à IDS e
pedimos para desenvolverem o aplicativo. Fizeram fielmente tudo que eu
sugeri”, disse Juliana.
O diretor responsável pela área técnica e estudo de novas soluções da
IDS, Patrick Tracanelli, diz que a próxima etapa é firmar parcerias com
instituições de ensino para usar o aplicativo como ferramenta
pedagógica. Ele explica como desenvolveu o produto:
“Fazemos a entrega de um aplicativo em aproximadamente 90 dias. É um
processo minucioso que consiste em algumas etapas, como definição do
escopo com o cliente, orçamento, desenvolvimento do mapa de
funcionalidades, criação da interface e identidade visual, adequação e
criação de frameworks, entre outras. A pessoa torna sua ideia realidade e
ainda consegue uma fonte de renda pois, para cada download, 70% do
valor vai para ela e o restante para a Apple”.
Patrick acredita que o Studying Pad tem potencial para se tornar uma
grande rede social de aprendizado, focado no processo de negócio das
escolas.
“Nossa intenção não é só usar a tecnologia como existe hoje,
facilitando tarefas que já existiam antes, mas criando um novo ambiente
de estudo, trazendo de fato a tecnologia para o processo de ensino”,
disse o executivo.
Para Juliana, a questão ambiental também pesa a favor do aplicativo: “A natureza agradece a economia de papel”.
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