Terça-feira, 23 de abril de 2013 - 18h39
Diretores
das 207 escolas da 1ª Gerência Regional de Educação (GRE), com sede em
João Pessoa participaram nesta terça-feira (23), no Centro de Ciências
Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB), do lançamento
do Prêmio Gestão Escolar 2013.
Estiveram presentes também os
presidentes dos Conselhos Escolares da 1ª GRE. O prêmio, realizado pelo
Consed é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e tem como
principal objetivo favorecer a melhoria contínua do trabalho das
escolas, por meio da revisão e do aprimoramento de seus processos de
gestão escolar.
Pode participar do prêmio que está em sua 14ª
edição, as escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de
todo o País. As inscrições começaram no dia 15 de março e vão até 31 de
maio, pelo endereço eletrônico: http://pge.consed.org.br.
O prêmio está sendo divulgado nas 14 Gerências Regionais de Educação do
Estado, por meio da Gerência de Recursos Humanos da Secretaria de
Estado da Educação (GRH/SEE).
De acordo com a gerente de Recursos
Humanos da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Ana Carolina Vieira,
os Prêmios de uma forma geral integram a política de pessoal do Governo
do Estado e vem contribuir com a avaliação dos servidores e com o
processo e ensino aprendizagem dos alunos na escola e uma forma de
valorizar a categoria e com isso incentivando a proposta pedagógica das
escolas.
A
gerente da 1ª GRE Wleika Aragão fez um chamamento a cada gestor, no
sentido de mudar o conceito da Educação. “É possível fazer uma boa
gestão e por meio do prêmio, ser gratificado por isso, com incentivos
dos governos, Federal e Estadual, para que se faça um bom trabalho na
escola e com a integração da comunidade escolar proporcionar a melhoria
da parte pedagógica, que resulta na melhoria do desempenho do aluno”.
A
coordenadora do Prêmio no Estado Ana Costa disse que a divulgação do
prêmio está surpreendendo. “Estamos fazendo em todas as regionais, com a
participação efetiva dos diretores de escolas e conselheiros
escolares”. Ela conta com o apoio na divulgação do professor Robson
Rubenilson, da Escola Estadual Professor Lordão, da cidade de Picuí, que
foi a selecionada no prêmio do ano passado. “Ele está repassando em
todos os encontros sua experiência e mostrando o passo a passo de como
construir o projeto, além da viagem que fez aos Estados Unidos, como
parte do prêmio”, observou.
Os participantes são avaliados em
cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais,
participativa, de pessoas e de serviços e recursos. Para este ano as
inscrições ocorrerão de forma on line, o que torna o processo mais ágil.
Premiação
– As escolas representantes dos estados e do Distrito Federal recebem o
diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas
finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil
cada. A selecionada em primeiro lugar, ganha R$ 30 mil e o título de
Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os
diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para
representar seus estados também são contemplados com uma viagem de
intercâmbio para os Estados Unidos.
Histórico- Criado em 1998 pelo
Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com
entidades que apóiam o fomento da educação no Brasil, a premiação busca
valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão
democrática e de qualidade.
A edição de 2013 tem como parceiros a
Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Fundação Roberto Marinho,
Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação
Victor Civita; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação
(Undime) e Ministério da Educação (MEC); Organização das Nações Unidas
para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Instituto Natura;
Fundação Santillana e Ministério da Educação (Mec).
Mais
informações na Coordenação Estadual do Prêmio/ Secretaria de Estado da
Educação – Gerência de Recursos Humanos – GRH – Fones: 3218-4076/4052.
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