sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governo do Estado lança plano Paraíba faz Educação nesta segunda-feira

O governador Ricardo Coutinho lança, às 9h30 desta segunda-feira (22), o Plano de Gestão Paraíba Faz Educação. O anúncio será feito em solenidade no Cine Banguê do Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa. O programa é a reunião de diversos projetos, planos e ações que o Governo da Paraíba, englobando oito eixos temáticos: identidade, cultura, cidade, campo, comunicação, tecnologia, cidadania e trabalho.

Os projetos que serão apresentados no plano retratam inovações propostas numa vertente interdisciplinar, marca da educação nos tempos modernos, e também divulgam as ações do dia-a-dia da Educação no Estado, com a preocupação de reverter situações negativas ainda presentes, a exemplo do analfabetismo de jovens e adultos na Paraíba –problema  que vem sendo combatido por meio do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino médio e profissionalizante.
O Paraíba faz Educação é subdividido em quatro temas com metas, objetivos, períodos de execução e áreas de abrangência: ‘Educação em Expansão’, ‘Educação em Movimento’, ‘Educação Exemplar’ e ‘Educação Cooperada’.
A primeira área tem por objetivo expandir a educação profissional por meio da oferta de 11.880 vagas em cursos livres e técnicos na modalidade integrada, nos anos de 2011 e 2012; e a implantação de escolas técnicas estaduais em escolas convencionais já existentes, em 2012, e a construção de mais 14 escolas técnicas entre 2012 e 2013.
No tema ‘Educação em Expansão’ está incluso o “Educador Digital”, que visa realizar curso de formação em tecnologias na educação para professores da rede estadual, para promover a inclusão digital, no período de setembro de 2011 a dezembro de 2014.
O projeto “Educação em Movimento” visa fazer frente aos índices de analfabetismo de jovens, adultos e idosos no Estado, tendo como diretriz os oito eixos norteadores da Educação na Paraíba, com a meta de alfabetizar 100 mil pessoas nessas faixas etárias, até o final de 2012.
A “Educação Exemplar” tem por objetivo fomentar, selecionar, valorizar e premiar as melhores práticas nas escolas públicas estaduais, que compreendam: gestão participativa, experiências dos professores e estudantes. A meta é premiar 100 escolas que apresentem os melhores projetos de gestão participativa e 252 projetos de práticas docentes inovadoras, de setembro a dezembro deste ano para a gestão e o professor e em 2012 para os estudantes, ressaltando o estudante exemplar, o professor exemplar e o gesto exemplar.
O quarto tema que faz parte do plano de gestão é a “Educação Cooperada” com a finalidade de ampliar a participação das comunidades escolar e local na gestão administrativa, financeira e pedagógica das escolas públicas estaduais, com estímulo à prática do controle social para melhoria da qualidade da Educação.
Nesse tema está incluso o Pré-vestibular Social do Governo do Estado (PBVest), que beneficia mais de 5 mil alunos em 19 municípios das 12 Gerências Regionais de Educação, visando melhorar a aprendizagem dos estudantes das escolas públicas que concluíram o ensino médio. As aulas, que iniciaram em julho, ocorrem até novembro aos finais de semana e os alunos têm direito além de um ensino de qualidade, a uma alimentação completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário