quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Material para estudo da avaliação do 2º bimestre de Sociologia - III


Trajetória da Sociologia no Brasil

O processo histórico da implementação da sociologia no ensino médio no Brasil, passou por um longo percurso marcado por continuidades, ausências e lutas, para entendermos melhor como isso se deu podemos dividir esse processo em três momentos, esses são de Institucionalização, Alinhamento ou Insulamento e Retorno Gradual.

· Institucionalização: Ocorreu no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX, se dava prioridade aos conteúdos tradicionais tendo em vista que nesse período o Brasil sofria influencias do Positivismo, além de influencias dos Jesuítas e do Catolicismo, sabemos também que nesse período estávamos passando por uma serie de mudanças no país, estávamos deixando de ser Império e estava-se formando uma República, então nesse período a sociologia se preocupava em compreender melhor todas essas mudanças, tanto sociais, econômicas e politicas que estávamos passando.

Temos em 1930 um momento de extrema importância para a sociologia no Brasil, pois diferente dos países europeus onde a sociologia se deu primeiramente no ensino superior e depois passou a se desenvolver na educação básica, aqui aconteceu op inverso, temos ela se dando na educação básica inicialmente e depois no ensino superior e foi em 1931 com a Reforma de Francisco Campo, primeira reforma educacional em âmbito nacional, que temos a garantia da sociologia na educação básica, mas com um pouco mais também tivemos nessa reforma de certa forma uma hierarquização entre Ensino Escolar e Ensino Acadêmico, onde a sociologia irá se voltar mais para a academia.
 
· Alinjamento ou Insulamento (retirada ou afastamento): Ocorre por volta de 1940 a 1980, é justamente nesse período que teremos a ditadura, tanto da Eras Vargas, quanto a dos  militares. Aproximadamente em 1942 no Estado Novo temos a retirada da obrigatoriedade tanto da filosofia quanto da sociologia da educação básica, mas é em 1971 que temos a retirada dela pela ditadura militar que substitui essas duas disciplinas pelas de “Educação Moral e Cívica” e “Organização Social e Politica Brasileira”, que de forma resumida iria formar cidadãos a serviço do estado, já que vivíamos uma ditadura e para os militares não fazia nenhum sentido ter indivíduos que pensam e se articulam na sociedade. Nesse período a escola tinha que formar mão- de- obra para o mercado capitalista e desenvolvia um papel profissionalizante, tínhamos a Censura na rua e a repressão demonstrando o autoritarismo do governo e a sociologia era totalmente combatida, já que para os militares ela alimentava ideias comunistas.


· Retorno Gradual:  Ocorre por volta de 1980 a 2008, mas ainda se dá em nossos dias atuais, em 1980 estamos vivendo um período de redemocratização politica e com isso começa-se pensar na necessidade de uma reforma educacional que se daria acompanhada de diversas reformas pedagógicas a fim de reformular os aspectos retrógrados deixados pela ditadura militar. Nesse período temos o surgimento de vários movimentos que reivindicam o retorno da sociologia e filosofia que pouco a pouco vai voltando as salas de aulas, primeiramente no Rio de Janeiro por volta de 1988- 1989 com um caráter optativo e depois em outros estados, é aproximadamente nesse período que temos a Constituinte e depois a promulgação da Nova Constituinte, onde começa –se a discutir a elaboração de uma nova legislação educacional.

Em 1996 é Criada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que cuidará das questões educacionais no país, mas a sociologia e a filosofia não entram como disciplinas principais em nenhuma área, as pressões continuam principalmente pela Federação Nacional dos Sociólogos (FNS) e em 2001 o Congresso Nacional aprova a inclusão das mesmas como disciplinas na educação básica, porém o presidente Fernando Henrique Cardoso veta a decisão do Congresso alegando que não haveria condições para o ensino das disciplinas, como argumento ele afirma não ter no país, profissionais qualificados para tal tarefa.  Somente no ano de 2008 é que teremos a inclusão das disciplinas nos três anos do ensino médio, se torna Lei Federal, aprovada pelo Senado e sancionada, em 2 de junho pelo presidente da República em exercício José de Alencar, mas o debate não se encerrar ele se amplia, pois o grande desafio agora será  pensar no papel dessas disciplinas no ensino médio.

Aula baseada no texto: Sociologia e filosofia nas escolas de ensino médio: ausências, permanências e perspectivas – Adélia Maria Miglievich; Dalton José Alves; Renata Saul; Virgílio de Lima Pereira.

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