sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Professor da UFPB comenta índices da educação do NE abaixo da média nacional

O professor doutor em Educação e pesquisador da Universidade Federal da Paraíba, Luiz de Souza Júnior, comentou na tarde desta sexta-feira (26), os resultados da prova Avaliação Brasileira do Final do Ciclo de Alfabetização (ABC), aplicada no primeiro semestre de 2011 a 6 mil alunos de todo o país, que apontaram que os estudantes do Nordeste tiveram um desempenho abaixo da média nacional, nas provas de leitura, escrita e matemática.

Em entrevista concedida à Rádio Correio FM, o professor destacou que “os resultados mostram a fragilidade da Educação brasileira e mostram também uma grande distorção entre as regiões Sul/Sudeste e Norte/Nordeste”.


- O aluno do Nordeste tem um desempenho 30% inferior ao aluno do Sudeste. Os índices de aprendizagem dos alunos tanto na rede pública quanto na rede privada do Nordeste são menores são menores do que os do Sudeste. Temos um grande problema, sobretudo, na Educação Infantil, já que no Nordeste não tem pré-escola e essa diferença é um fator explicativo – afirmou Luiz de Souza Júnior.


Essa diferença, segundo ele, “é o que vai gerar outros problemas na área da Educação, tendo em vista que se o desempenho do aluno é fraco na Educação Infantil, certamente vai ser fraco no Ensino Fundamental e muito mais fraco ainda no Ensino Médio”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário