quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Material para estudo da avaliação do 2º bimestre de Sociologia


 Fato Social

A Teoria do Fato Social foi pensada pelo sociólogo Émile Durkheim considerado um dos nomes mais importantes da sociologia, em sua teoria ele descreve como os fatos sociais devem ser observados, suas características e como eles agem na sociedade.
O que seria então o Fato Social?
Podemos dizer que fato social seria tudo aquilo capaz de exercer algum tipo de coerção sobre o individuo, se impondo como ação que os indivíduos teriam que realizar sob pena de ficarem de fora do conjunto da sociedade. De forma mais simplificada poderíamos enxergar os fatos sociais quando a forma de agir e de pensar dos indivíduos sofre algum tipo de “força” externa desse modo algo que não nasce, por exemplo, com ele, mas que está fora dele. Mas nem todo fato comum pode ser considerado um “fato social”, para ser considerado fato social é preciso ter três características e essas são:
·         Coerção: Característica relacionada com o poder, com a qual os padrões culturais de uma sociedade se impõem aos indivíduos que a integram obrigando esses indivíduos a cumpri-los, essa coerção pode se dá de varias maneiras, não somente de forma violenta, mas também das formas mais sutis possíveis.
Exterioridade: Relaciona-se ao fato de esses padrões culturais serem exteriores ao individuo e independentes de sua consciência.
Generalidade: Os fatos sociais são coletivos, eles não existem para um único individuo, mas para todo um grupo, ou sociedade.
Com isso, agora sabemos que os fatos sociais são coletivos, ou seja, não existem para um único individuo, mas para toda a sociedade, podermos enxergá-los em alguns dos exemplos: regras Jurídicas, regras morais, dogmas religiosos, maneira de agir, costumes.  Em suma, a partir da teoria do fato social e das discursões em sala, vimos que as formas de convivência na sociedade são vistas de forma naturalizada, mas quando analisamos por outra ótica, vimos que muitas das ações realizadas pelos indivíduos são condicionadas a ele.

Aula baseada na obra: As Regras do Método Sociológico (Fato Social) – Émile Durkheim

Nenhum comentário:

Postar um comentário